Núcleo de Comunicação Interna

Inteligência Artificial pauta estreia do “Comunica Alece”

Por Paulo Veras
15/05/2024 16:16 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Hamilton Nogueira, Salomão de Castro e Jean Klécio Gonçalves durante a atividade Hamilton Nogueira, Salomão de Castro e Jean Klécio Gonçalves durante a atividade - Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Núcleo de Comunicação Interna, realizou, nesta quarta-feira (15/05), a primeira edição do projeto “Comunica Alece”. O evento contou com as presenças do jornalista Hamilton Nogueira e do cientista político Jean Klécio Gonçalves, que falaram sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na Comunicação Social. A roda de conversa foi mediada pelo jornalista Salomão de Castro, orientador do Núcleo de Comunicação Interna da Alece, no Complexo de Comissões Técnicas do Poder Legislativo. O setor integra a Coordenadoria de Comunicação Social.

O público da atividade foi composto por servidores da Alece, jornalistas, professores e estudantes de cursos de Jornalismo. A roda de conversa foi acompanhada pela coordenadora de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, jornalista Giselle Dutra, que falou sobre a importância de discutir temas desta relevância e elogiou a iniciativa do projeto. Também fizeram saudações ao público o diretor legislativo da Casa, Fabrício Machado, e o presidente da Associação dos Servidores da Alece (Assalce), Luis Edson Sales.

O cientista político e professor da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Jean Klécio Gonçalves, tratou dos impactos da IA para os profissionais da comunicação. “O profissional que não se adaptar ficará tecnicamente para trás e poderá ser preterido em relação àquele que domine esta tecnologia”, alertou. João Klécio ressalta que a tecnologia não substitui a criatividade. No entanto, alertou que ela potencializa uma produção de conteúdo mais rápida.

Giselle Dutra (centro), coordenadora de Comunicação Social da Alece, entre Jean Klécio Gonçalves e Virgínia Bastos - Foto: Junior Pio

Outro ponto destacado pelo professor é o da ética no uso das ferramentas de IA. “O ideal é que o profissional produza um conteúdo original e interaja com a ferramenta de forma a fazer com que seu texto final seja melhor compreendido pelo receptor final”, defendeu. Segundo afirmou Jean Klécio, neste momento, é essencial que o usuário de IA seja capacitado para poder tirar o melhor da ferramenta.

Relevância do tema para a humanidade

O jornalista, pedagogo e pós-graduado em Tecnologia da Informação, Hamilton Nogueira, definiu ser o debate sobre a Inteligência Artificial o mais importante para humanidade. “Este tema mexe com o comportamento do ser humano, o que gera uma reação em cadeia. Enxergo que muitos problemas irão surgir do mau uso feito por essa ferramenta tecnológica”, previu. Para o jornalista, é fundamental que se promovam discussões sobre a IA e seus impactos na vida cotidiana das pessoas.

Hamilton reforçou a necessidade de se retomar a discussão sobre uma moderação do Estado na questão, ao se referir a matérias alusivas ao tema em tramitação no Congresso Nacional, para que haja regulação das plataformas digitais. “É necessário que o Estado de Direito exerça uma pressão para determinar regras sobre o uso e sobre quem usa a Inteligência Artificial”, asseverou. Para o jornalista, o uso de IA, se não regulado, implicará em uma utilização antiética de um avanço tecnológico, sem que venha a servir para o bem comum de toda a sociedade.

Diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, ao se dirigir aos participantes - Foto: Junior Pio

Os debatedores concordaram que os profissionais de comunicação possuem papel importante para disseminar o que realmente é a IA para a sociedade, bem como mensurar seus impactos, tanto positivos, quanto negativos. “É um caminho sem volta e precisamos estar preparados para melhor trilhá-lo”, enfatizou Hamilton Nogueira.

Saiba mais

O projeto "Comunica Alece", do Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia, tem por objetivo promover rodas de conversa sobre temas relevantes para a comunicação social pública e privada. A primeira edição trouxe o tema "Os Impactos da Inteligência Artificial na Comunicação Social", em alusão ao 58⁰ Dia das Comunicações Sociais, ocorrido no 12 de maio.

O projeto foi idealizado por Salomão de Castro e pela servidora Virgínia Bastos, do Núcleo de Comunicação Interna, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da Casa. Oportunamente, serão divulgados o tema e a data da segunda edição.

Durante a atividade, foi exibido vídeo institucional relativo à atuação de todos os setores que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece. Salomão de Castro fez ainda uma explanação sobre a atuação do Núcleo de Comunicação Interna. Também participaram da atividade dois componentes do Núcleo: o jornalista Paulo Veras e o profissional de marketing Leonardo Coutinho.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também