Comitê de Responsabilidade Social

Iniciada 3ª edição do Farol Feminino

Por Paulo Veras
04/11/2024 15:13 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Farol Feminino prosseguirá com encontros em novembro e dezembro Farol Feminino prosseguirá com encontros em novembro e dezembro - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), deu início, nesta segunda-feira (04/11), à 3ª edição do projeto Farol Feminino, com o tema Farol das Virtudes. Ao todo, esta edição terá cinco encontros, sempre às segundas-feiras, em novembro e dezembro, tendo como objetivo de proporcionar autoconhecimento e fortalecimento emocional das servidoras da Casa. A condução dos encontros é das psicólogas e facilitadoras Isabel Teixeira e Isabel Martins, ambas da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas.

Segundo Isabel Teixeira, na primeira edição do Farol, foi trabalhado o feminino baseado no sistêmico, que é o equilíbrio entre dar e receber, o pertencimento e a hierarquia. No segundo, foi a vez dos arquétipos femininos. “Para este terceiro escolhemos as virtudes, por entender que o desenvolvimento destas leva a uma vida mais equilibrada e mais harmônica, tanto no trabalho como na vida pessoal”, explicou.

Isabel Martins enfatizou que o Farol é um espaço de fala, em que as mulheres decidem olhar pra si, para se reavaliar. “Temos a expectativa de que neste 3º Farol haverá uma ampliação de consciência para esta autoavaliação”, disse a facilitadora. Na compreensão dela, as mulheres passam muito tempo no “piloto automático”, o que torna a conexão consigo mesmas muito difícil. “Aproveitamos este espaço de forma terapêutica, em grupo, de maneira que todas possam se olhar, aproveitando a experiência do outro, e buscar melhorar por meio do autocuidado”, pontuou.

Metodologia

No primeiro dos cinco encontros, foi feito um exercício sistêmico trabalhando a cooperação. Nos próximos será a vez da confiança, do equilíbrio e da comunicação. O trabalho é desenvolvido num sistema de troca, em que participantes falam de suas experiências e escutam os outros, numa troca de saberes e informações.

Atividades serão realizadas sempre às segundas-feiras - Foto: José Leomar

“Essa troca é fenomenológica e acontece à medida que as falas vão acontecendo”, explicou Isabel Teixeira, acentuandi que as virtudes não atuam de forma isolada, mas de maneira interdependente, daí havendo a necessidade de um trabalho gradativo em busca de uma vida equilibrada. “Quando organizamos nossa casa interna, conseguimos entregar bem mais, tanto no âmbito pessoal como no profissional”, ratificou Isabel Martins.

Repercussão

A assessora do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Sâmya Régia Antero, participante do Farol, se disse feliz de poder estar no grupo. “O autocuidado traz à tona nossa melhor versão e é fundamental para que possamos ser uma pessoa melhor, uma profissional melhor e é muito importante que a Alece nos ofereça esta oportunidade”, refletiu.

Laís Gurgel, estudante de Psicologia e estagiária da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, considerou ser importante participar da atividade, tanto pelo lado pessoal como pelo profissional. “Foi como juntar o útil e o agradável, pois, além de contribuir pro meu desenvolvimento pessoal, acompanho a mediação de grupo feita por duas excelentes profissionais já experientes, o que contribui bastante na minha formação”, asseverou.

Serviço: A 3ª edição do Farol Feminino continuará nos dias 11, 18 e 25 de novembro, bem como em 2 de dezembro. Os encontros ocorrem às 10 horas, na sala de Práticas Sistêmicas Restaurativas, no 2° andar do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece), na Avenida Pontes Vieira, 2348.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também