Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Impacto do Big Data na atividade parlamentar é tema de palestra na AL-CE

Por ALECE
27/08/2019 16:50

Compartilhe esta notícia:

Vander Muniz tratou de temas como a inteligência artificial e seus impactos no cotidiano dos servidores Vander Muniz tratou de temas como a inteligência artificial e seus impactos no cotidiano dos servidores - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e Coordenadoria de Planejamento e Informática (Copi), promoveu, nesta terça-feira (27/08), a palestra "Observatório Digital: o impacto do Big Data na atividade parlamentar", de Vander Muniz, no Complexo das Comissões Técnicas do Legislativo estadual. A iniciativa visa a fornecer informações, orientações e capacitação aos assessores parlamentares e servidores  na utilização de plataforma para coleta e tabulação de dados na Internet.

O encontro faz parte do Programa de Formação do Inesp, aberto aos servidores da Casa e tem como objetivo capacitar os assessores para o suporte técnico do Poder Legislativo e dos mandatos parlamentares.  Para João Milton Cunha, presidente do Inesp, o Instituto vem, por meio desse Programa, mais uma vez, reafirmar seu compromisso em contribuir para a efetividade do parlamento cearense.

Vander Muniz explicou que o objetivo da ferramenta Observatório Parlamentar 2.0 é o de aproximar representantes políticos dos desejos e anseios da população. Conforme esclareceu, todos estes dados estão disponibilizados na rede mundial de computadores, quer sejam sites, blogs ou redes sociais. "O que a plataforma faz, através do uso de inteligência artificial, é organizar estas informações que podem se entendidas como demandas da população", destacou o palestrante.

Inteligência artificial e seus impactos no cotiano

Segundo ele, a inteligência artificial já está presente na vida de todos, até mesmo na utilização de um aplicativo de localização como o "waze". Portanto,  neste caso, o que o aplicativo de Big Data faz é organizar estatisticamente todas as informações, para que possam ser utilizadas no aprimoramento das atividades parlamentares. "Isso é importante para fazer uma junção entre o feeling (sentimento) de cada parlamentar com as manifestações de desejos e vontades identificadas na Internet", acentuou Vander Diniz.

O coordenador de Planejamento e Informática da Assembleia, Charlie Lopes, avaliou que a ideia de promover a palestra surgiu da necessidade de o setor deixar de exercer atividades "apenas reativas, corrigindo problemas, para ser também proativo, dando ferramentas para que a atuação parlamentar seja melhor, a cada dia. O crescimento de dados é exponencial e ainda são aproveitados em sua plenitude. A utilização desses dados irá melhorar o nosso desempenho", destacou.

O diretor adjunto operacional do Poder Legislativo, Lindolfo Cordeiro, que também acompanhou a palestra, salientou que como o mundo hoje é de alta tecnologia - e que, desta forma, todas as soluções que inovam devem ser contempladas nas organizações públicas. "A Assembleia Legislativa tem sempre investido em novas tecnologias, notadamente na gestão do presidente José Sarto, que está sempre em busca dessas soluções inovadoras", pontuou.

Vander Muniz é formado em Ciência da Computação, atua na área de desenvolvimento de soluções e novos negócios usando tecnologias disruptivas e é especializado em Inteligência de Negócios baseada em Dados, bem como em tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Veja também