Categoria Matriz

Há 30 anos, morte de Daniella Perez chocava o País

Por ALECE
28/12/2022 04:55

Compartilhe esta notícia:

Livro de Bernardo Braga Pasqualette traz perfil biográfico de Daniella e análise do crime que a vitimou Livro de Bernardo Braga Pasqualette traz perfil biográfico de Daniella e análise do crime que a vitimou - Foto: Divulgação/Editora Record

A data de 28 de dezembro de 1992 marcou um episódio que chocou o Brasil. Nos dias finais do ano em que o então presidente Fernando Collor de Mello sofreu Impeachment pelo Senado Federal, os brasileiros acompanharam outro episódio traumático: o assassinato da atriz Daniella Perez, à época com 22 anos, uma das protagonistas da novela “De Corpo e Alma”, da Rede Globo. O crime teve como responsáveis o também ator Guilherme de Pádua – que morreu em novembro, aos 53 anos, de infarto fulminante – e sua então mulher, Paula Tomaz.

Daniella Perez era uma atriz que estava em ascensão na carreira e foi morta com 18 perfurações no corpo, a maioria concentrada na região do coração. Guilherme de Pádua, com quem chegou a fazer par romântico com a atriz na novela “De Corpo e Alma”, e a mulher dele, Paula Thomaz, foram os responsáveis pelo crime.

De carreira curta, Daniella impressionou o público com participação em apenas três novelas: as demais foram “Barriga de Aluguel” (1990) e “O Dono do Mundo” (1991). O crime teve desdobramentos ao longo dos anos seguintes, com intensa cobertura sobre a busca por justiça contra os assassinos por parte da mãe da atriz, Glória Perez, autora de duas das três novelas em que Daniella atuou (“Barriga de Aluguel” e “De Corpo e Alma”).

Na madrugada desta quarta-feira (28/12), Glória Perez se manifestou, por meio das redes sociais, sobre as três décadas decorridas da trágica perda da filha. "28/12/1992. 30 anos de saudade. O Jazz da Carlota Portela foi a segunda casa da Dany. E nesse 2022 eles fizeram uma linda e emocionante celebração da sua vida: ela voltou a dançar com os integrantes do grupo com quem dançou no espetáculo de fim de ano daquele 1992 @jazzcarlotaportella", escreveu, acompanhada de um vídeo em que a atriz dança.

Livro e série tratam do crime

Neste ano, o trágico episódio foi abordado por um livro e uma série documental. Escrito sob a forma de uma reportagem literária, “Daniella Perez: biografia, crime e justiça” (Editora Record), de Bernardo Braga Pasqualette, é composto de um perfil biográfico de Daniella e uma análise do crime que a vitimou. O trabalho recorre basicamente a fontes primárias, além da análise de muitas reportagens sobre a investigação criminal, o julgamento e a execução das penas dos condenados, bem como o processo que condenou Guilherme e Paula por homicídio duplamente qualificado.

Já a série documental “Pacto Brutal”, sobre o assassinato da atriz, lançada em 21 de julho de 2022, é a produção da HBO Max mais assistida do mundo. A série traz depoimentos emocionantes de Gloria Perez, que relata os momentos após o acontecido e a investigação que liderou sobre o crime, em busca de justiça. “Pacto Brutal” também traz depoimentos de outros atores globais que acompanharam o caso na época, como Cláudia Raia, Fábio Assunção e Alexandre Frota. O livro pode ser encontrado nas livrarias a um preço médio de R$ 79,90 e a série está disponível no streaming.

Texto e edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também