Departamento de Saúde e Assistencia Social

“Força do Amanhã” reúne servidores da Assembleia em encontro no Espaço Verde do DSAS

Por ALECE
07/12/2021 19:22 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atividade foi realizada no auditório do DSAS Atividade foi realizada no auditório do DSAS - Foto: Bia Medeiros

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (07/12), o evento "Força do Amanhã". A ação faz parte da programação do Núcleo de Saúde Mental, em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), através do Programa de Reflexão Sobre o Amanhã (Prosa), em atenção ao servidor da Casa e ao idoso.  Durante o evento, a psicóloga Isabel Martins fez um momento de reflexão, relaxamento e respiração, mostrando a importância de parar e realizar o cuidar interior, como forma de prevenção ao estresse. Já Gisele Alves fez uma atividade do Pilates.

A atividade foi realizada no auditório do DSAS, no Anexo III da Assembleia (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).

Lucila Bomfim, orientadora da célula de Terapia Ocupacional, falou sobre as estratégias para trabalhar a memória, ressaltando que a leitura é o maior fator protetivo para qualquer tipo de declínio. “Precisamos ler muito e de preferência assuntos diferenciados. Nosso cérebro não gosta de rotina e quer sempre colocar o novo”, defendeu. Ela também falou sobre os atendimentos ao servidor que serão realizados, a partir de segunda-feira (13/12), no DSAS, no período da tarde, com triagem e avaliação geral para quem buscar saber qual o comprometimento cognitivo (atenção, concentração, memória). Os atendimentos serão individuais e em grupo, com rodas de conversas e outras estratégias.

Amélia Capelo Barroso, orientadora da Célula de Odontologia, falou sobre a importância do cuidar da dentição e das ações realizadas pela célula voltadas também para o idoso, a exemplo do “escovódromo”, para o ensino à escovação adequada.

Setores envolvidos

Nesse primeiro encontro, o Núcleo de Saúde Mental contou com o apoio das Células de Psicologia, Enfermagem, Análises Clínicas, Pilates, Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa e Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce). Segundo a coordenadora do PROSA, Giulia Mancilla, essa ação com (DGP) e DSAS é “para atender ao servidor que está prestes a se aposentar, ofertando preparo psicológico e financeiro e apoio, bem como para mostrar o que os setores têm a oferecer.

Estão à frente da organização do projeto Força do Amanhã a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Rejane Sales, as psicólogas Raquel Penaforte, Lygia Herayde Bessa, Carina Diógenes e a biblioterapeuta Jacqueline Assunção.

Lygia falou sobre o serviço de atendimento ao adulto e à pessoa idosa e disse que o grande objetivo foi “conhecer e entender qual o tipo de atendimento que precisa ser ofertado, as necessidades e estarmos juntos”.  Segundo a psicóloga Raquel Penaforte, a ação alcançou o objetivo de viabilizar um espaço para o diálogo e envolvimento do servidor no processo de desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde e do bem-estar. Este foi o primeiro encontro de um projeto do Núcleo de Saúde Mental em parceria com o Prosa, “Cuidando do Servidor - Um olhar para o futuro”. Segundo a psicóloga Carine Diógenes, o projeto será ampliado, levando o diálogo para o envolvimento do servidor no processo de desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria do atendimento, assim também como trabalhar o lado psicológico do servidor.

Reconhecimento

O servidor da Casa, José Leite Neto, do setor de Repografia, ressaltou a importância do evento. “Uma ação muito proveitosa, a equipe está de parabéns”, afirmou. Para Cleide Ferreira Maciel, do setor de informações e documentos, ligado ao Poder Legislativo, o encontro foi esclarecedor. “Muitas vezes nos sentimos isoladas e essa é uma grande oportunidade que a Assembleia está nos proporcionando para mostrar os serviços e tudo que a Casa tem para oferecer”, afirmou. Para Maria do Carmo Bezerra, do setor da Taquigrafia, o mais o importante além da união de todos foi o amor e a dedicação com que os servidores foram recebidos. “A ideia é maravilhosa”, afirmou.

Denilson de Oliveira Adriano, orientador da célula de Aposentadoria e Pensão, também integrante do Prosa, parabenizou a todos pela decisão de participar do evento e estimulou a todos para que continuem no projeto. “Agradecemos ao DSAS e ao Núcleo de Saúde Mental por essa parceria, bem como à gestão da primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, e do Luis Edson Sales (diretor do DSAS), que estão cada vez mais realizando esse trabalho de integração tão importante para o servidor”, afirmou, em referência à ação.

Participaram da atividade a primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Alece, Elenice Ferreira Lima, dentre outros convidados. Nesse primeiro encontro, o Núcleo de Saúde Mental contou com a parceria das células de Psicologia, Enfermagem, Análises Clínicas, Pilates, Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa, do Núcleo de Práticas Restaurativas e Sistêmicas e Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce).

Programação

Segundo Carina Diógenes, psicológica que também está à frente do projeto, a intenção é levar as informações sobre os serviços do DSAS, acolher o servidor e integrar os setores afins. “Estamos pensando em abrir não só para a pessoa que está prestes a se aposentar, mas para os demais, inclusive adolescentes”, afirmou.

   

Da Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também