Departamento de Saúde e Assistencia Social

Fonoaudióloga do DSAS traz orientações para voz

Por ALECE
05/02/2021 11:25

Compartilhe esta notícia:

Fonoaudióloga traz orientações sobre o uso da voz Fonoaudióloga traz orientações sobre o uso da voz - Foto: DSAS

Em meio à rotina de aulas remotas e reuniões online que cresceram consideravelmente durante a pandemia da Covid-19, surge o  alerta para  os impactos dessa nova realidade nas vozes de professores, alunos e do público em geral. As consequências são maiores para aqueles que têm nas cordas vocais elementos essenciais para suas atividades profissionais.

Com o objetivo de orientar a população em relação aos cuidados  necessários para a manter a voz saudável, o quadro "Dicas de Saúde", do Núcleo de  Comunicação Interna em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), com o apoio da TV Assembleia, traz as orientações da fonoaudióloga do setor, Liana Prado.

A profissional destaca que bons hábitos são fundamentais para sua preservação, bem como uma ferramenta de prevenção ao surgimento de problemas causados pelo uso excessivo da voz, como disfonia/afonia, laringite e nódulos nas pregas vocais.

"Os cuidados com a voz são necessários  principalmente agora nesse período de pandemia, em que os cursos online e aulas remotas passaram a fazer parte da nossa rotina. Um dos principais aliados da voz é a ingestão de água preferencialmente em temperatura ambiente. Beber água hidrata a laringe, protege a voz e evita a rouquidão, diminuindo assim, os riscos de lesão nas cordas vocais'', orienta fonoaudióloga.

Outra recomendação é procurar um ambiente silencioso e livre de ruídos para evitar que o interlocutor eleve o tom de voz para ser compreendido. Articular bem as palavras também é uma dica importante, pois ser compreendido com facilidade evita um esforço desnecessário da voz. Saiba mais sobre o assunto conferindo o vídeo com Liana Prado.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Videos

Veja também