Departamento de Saúde e Assistencia Social

Fisioterapeuta dá dicas de ergonomia no home office

Por ALECE
31/08/2021 11:02 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Orientações são da fisioterapeuta Rosilene Aragão Orientações são da fisioterapeuta Rosilene Aragão - Arte: Bruna Bringel/ Alece

Após mais de um ano de pandemia do Coronavírus, o home office ainda é uma realidade para muitos brasileiros. Apesar de trazer benefícios, a modalidade tem  favorecido o aumento do atendimento de pacientes com queixas de dores nas regiões cervical, dorsal e lombar, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

A fisioterapeuta do Núcleo de Saúde do Trabalhador, do Departamento  de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Rosilene Aragão, destaca que a  Fisioterapia é uma forte aliada para prevenir essas lesões do trabalho informatizado, tanto no trabalho presencial como no home office.

''O fisioterapeuta do trabalho já é uma especialização regulamentada e adotada nas grandes empresas. Dentro da fisioterapia do trabalho temos várias abordagens em relação à prevenção de afecções de sistema musculoesqueléticos causados por LER/DORTS, entre elas a ergonomia com a ginástica laboral, a avaliação ergonômica do trabalho (AET)'',  afirma.

Orientações

Uma das recomendações é fazer pequenas pausas a cada duas horas de trabalho, de dez minutos, para alongamento e distensionamento. ''Uma pequena caminhada ou um simples alongamento é eficaz. Durante o período da pausa evite ler, pois devido ao esforço com computador, seus músculos ciliares (músculos internos dos olhos) também ficam exigidos. A flexibilidade é necessária quando o trabalho exige muita concentração mental ou quando se está muito tenso, e, nesses casos, a tendência normal do organismo é ficar ainda mais estático'', alerta a fisioterapeuta.

Para quem trabalha diante do computador, Rosilene Aragão traz dicas de cuidados com a visão. A fisioterapeuta destaca  que aumentar a frequência do piscar ajuda a lubrificar o olho e evitar o olho seco, bem como o uso de lubrificantes oculares. ''A cada 20 minutos, descanse o olhar para um objeto distante de 20 pés (6 metros) durante 20 segundos'',  reforça.

Acerca do mouse do computador, a  sugestão é procurar um modelo que seja ergonômico e adequado para o tamanho da sua mão , evitar ao máximo esticar ou abrir o braço para operar  o mouse. ''Com o passar do tempo, é natural que o mouse se torne duro. Troque-o se possível. Movimentos contra resistência costumam ser causa de distúrbios dolorosos'',  sugere. Já os punhos  também necessitam de atenção, sendo recomendada uma posição  neutra , o descanso do braço na altura do cotovelo, bem como a manutenção de antebraço, punhos e mãos em linha reta.

Quanto ao uso do monitor  de vídeo, a dica é manter o centro da tela na linha dos seus olhos, com o objetivo de evitar torções do tronco e pescoço. Ao sentar-se, o ideal é que os quadris e os joelhos fiquem flexionados em um ângulo reto. Os  cotovelos também devem seguir essa regra, formando um ângulo de 90° com a estação de trabalho, seja a mesa ou o braço da sua cadeira. ''Nunca deixe de se sentar nessa posição, pois facilita o fluxo sanguíneo e ajuda a distribuir igualmente o peso do corpo, evitando a sobrecarga de determinados músculos ou articulações'',  orienta a fisioterapeuta.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/         

Veja também