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Filme "Nerve - um jogo sem regras" abre debate sobre riscos e oportunidades na Internet

Por ALECE
28/04/2022 16:31 | Atualizado há 1 ano

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Exibição do filme reuniu servidores da Assembleia e seus filhos Exibição do filme reuniu servidores da Assembleia e seus filhos - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quinta-feira (28/04), a segunda edição do Cine Assembleia, no Auditório Murilo Aguiar, com a exibição do filme "Nerve - um jogo sem regras".  A iniciativa é uma realização é uma realização do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, em parceria com a Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).

A temática do Cine Assembleia será o universo digital e suas possibilidades. O tema é abordado a partir do filme exibido, com o evento direcionado ao público a partir de 12 anos, filhos e filhas de servidores e das comunidades do entorno. Também acompanharam a exibição jovens convidados da Rede Cuca e alunos das escolas Juciê Caminha de Menezes, Senador Osires Pontes e Santo Amaro.

O filme conta e história da estudante do ensino médio Venus "Vee" Delmonico, que deseja deixar a cidade onde mora, Staten Island (distrito de Nova Iorque, nos Estados Unidos) para ingressar na faculdade, mas está evitando contar à mãe, pois ainda estão de luto pela morte de seu irmão mais velho. Sua amiga Sydney se torna popular em Nerve: um jogo de realidade online onde as pessoas se alistam como "jogadores" ou pagam para assistir como "observadores". Os jogadores aceitam desafios votados pelos observadores, tentam se tornar o vencedor daquele dia e recebem recompensas monetárias.

Na trama, todos os desafios devem ser gravados no telefone do jogador e qualquer dinheiro ganho será revogado se um jogador falhar ou desistir de um desafio. O primeiro desafio de Vee é beijar um estranho em um restaurante por cinco segundos. No restaurante ela conhece e beija Ian, que dança e canta para Vee, revelando que ele é outro jogador em um desafio. Os observadores desafiam Ian a levá-la para Manhattan em sua motocicleta.

Debate

A orientadora Rejane Sales, da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, subordinado ao Comitê de Responsabilidade Social, explicou que a unidade está trabalhando com estudantes do ensino médio o tema jogos eletrônicos. "Sabemos que hoje existe uma demanda de pessoas com transtornos relacionados a jogos. O número de adictos (pessoas portadoras de comportamentos classificados como enfermidades que afetam diretamente as emoções e criam no indivíduo a condição de dependência) só cresce e nós trouxemos esse cine-debate no sentido de esclarecer os benefícios e malefícios causados por estas plataformas de Internet", afirmou.

Após a exibição do filme, houve roda de conversa com psicólogos e jogadores profissionais de Esports. Entre os convidados estiveram os psicólogos Bárbara Mendes,  Matheus Celino, Tipster profissional e Ramon Zahir Sanmir, streamer.

A psicóloga lembrou que a Internet é uma ferramenta de uso diário e por isso é fácil o jovem "imergir" neste universo. "É importante ter o cuidado de como está esta imersão, e até que ponto a vida privada da pessoa tem de ser publicizada por meio de mídias sociais", afirmou. Ela lembrou que as informações publicadas poderão ser utilizadas de uma forma inesperada por outras pessoas sem que haja nenhum controle. Por isso, Bárbara Mendes acentuou a necessidade de manter a privacidade de dados pessoais.

Matheus Celino, que é também CEO da Mace Gaming, observa que em Fortaleza já é possível se viver de práticas esportivas por meio da Internet. "Há o lado de produção de conteúdo, e também o lado de competições. Quem gosta de jogar e consegue um ranking alto é possível se profissionalizar", defendeu.

Ramon Zahir explicou que é focado em fazer "lives". Ele explicou que iniciou a prática durante a pandemia, por se sentir muito sozinho. "Em pouco tempo, estava acompanhado por diversos amigos e amigas, que acompanhavam o que produzia nas plataformas digitais", recordou. Hoje, ele já vive profissionalmente dos conteúdos que produz.

JS

 

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