Centro de Mediação e Gestão de Conflitos

Facilitadora explica proposta do Círculo de Construção de Paz

Por Júlio Sonsol, com Rádio FM Assembleia
22/02/2024 13:31 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Círculo integra o  Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) Círculo integra o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) - Foto: Divulgação/Assessoria do Cemgec

A facilitadora Eveline Freire, em entrevista ao programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, nesta quinta-feira (22/02), explicou que a metodologia empregada pelo Círculo de Construção de Paz, ação integrante do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, é uma das ferramentas trazidas atual administração do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT). "Temos uma metodologia de cultura de paz, e buscamos divulgar a cultura de paz como uma ferramenta necessária para Casa Legislativa e também a nossas comunidades", salientou.

A entrevista foi concedida dentro do quadro "Conversando a  Gente se Entende", que é apresentado todas as quintas-feiras dentro do Programa Narcélio Limaverde, da FM Assembleia, a partir das 8 horas. 

Conforme afirmou a facilitadora, um dos trabalhos desenvolvidos dentro do Centro  são os círculos de construção de paz - ferramenta preventiva que trabalha em grupo e traz uma temática que seja pautada tanto pelas necessidades da comunidade,  ou de cada setor do Poder Legislativo.

"Uma das propostas dos círculos temáticos que nós trabalhamos no Centro de Mediação é direcionar para que esse conflito passe por uma análise em grupo para que seja feita uma corrente de diálogo. Nós sentamos num formato de círculo, desenvolvemos o passo a passo de diálogo e também de escuta. Essa metodologia é muito eficaz, muito simples, porque a gente não precisa de um grande equipamento. A gente precisa de disposição das pessoas em participar", observou.

Metodologia

Eveline Freire considerou a proposta para a formação do círculo sempre é um convite, para  uma comunicação não violenta e que, desta forma, cada participante não se sinta ali inquirido ou tendo que participar forçadamente. "A gente quer que tenha uma certa igualdade. Entender que cada um de nós tem um momento mais agressivo e tem um menos agressivo. Então, nessa participação, a gente trabalha muito a conscientização de que tentar falar sobre aquele conflito é uma das melhores técnicas pra se resolver. Calado a gente não vai muito longe", afirmou.

O importante, diz a facilitadora, é haver a busca pelo diálogo, sem que alguém se sinta mais ou menos - ou ainda, maior ou menor. "O ideal é a gente tentar resolver o problema o quanto antes. Essa é a nossa bandeira principal. Esse quadro vem com essa estrutura que a gente possa realmente abrir essa corrente de diálogo e dizer que aqui na Alece a gente tem um equipamento público capacitado para dar suporte à resolução de conflitos", acentuou.

Conforme revelou Eveline Freire, outros formatos podem ser mais eficientes para a mediação de paz, a depender do conflito existente. Também são feitas escutas individuais e algumas vezes a metodologia se dá em trios, ou em duplas. "A gente tem como fazer uma assessoria, tem como fazer uma escuta, um acolhimento, pra que a pessoa entenda que não está sozinha. O círculo é um equipamento público que tem profissionais dispostos e  todos querem contribuir com a resolução do conflito e para a disseminação da cultura paz ", avisou.

Serviço: O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz. As áreas de atuação são em conflitos de família, vizinhança, condomínio e imobiliário. O atendimento do órgão é voltado para servidores, assim como para as comunidades do entorno, e demais encaminhamentos dos setores da Casa Legislativa e dos parceiros.

Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Endereço: Avenida Pontes Vieira, nº 2348, 4° andar, sala 305, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres, Fortaleza/Ceará. Contatos: Telefones: (85) 2180-6513, (85) 2180-6514 e (85) 98132-7434 (WhatsApp)

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também