Departamento de Saúde e Assistencia Social

Exposição do DSAS comemora 30 anos do setor de Enfermagem nesta semana

Por ALECE
10/05/2022 11:38 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atividade marca os 30 anos de atuação do setor Atividade marca os 30 anos de atuação do setor - Arte: Divulgação/Alece

A Semana da Enfermagem será destaque a partir desta quarta-feira (11/05), na Assembleia Legislativa do Ceará, em comemoração aos 30 anos do setor na Casa, denominada de Célula de Enfermagem. A programação será aberta com a II Amostra sobre a história da Enfermagem no mundo, no Brasil e no Ceará. A realização é do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará (ABEn/CE) e Memorial Pontes Neto (Malce). A abertura acontece no hall de entrada do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (térreo do Anexo III), às 9 horas, com a presença da primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, do diretor do DSAS, Luis Edson Sales, diretores da Assembleia, servidores e demais convidados.

Estão na equipe de trabalho e apoio o presidente da ABEn-CE, José Maria Ximenes Guimarães, a orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, o diretor do Memorial, ex-deputado estadual Osmar Diógenes, a curadora do Malce, Marinez Alves, e o historiador Diogo Moraes, que também atua no setor.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destaca a relevância das atividades desenvolvidas pela Célula ao longo de 30 anos. "Quero parabenizar a todos os enfermeiros pelo seu dia e nesse momento de comemoração e satisfação quero deixar o nosso agradecimento a toda a equipe de Enfermagem do DSAS. São 30 anos de dedicação, ética, compromisso e temos que honrar esses colegas que no dia-a-dia trabalham com maestria. Os profissionais da Enfermagem geralmente são os que prestam o primeiro atendimento e fazem o devido acolhimento aos que necessitam de ajuda, os que orientam, cuidam e fazem um trabalho que faz toda a diferença no cuidado com a saúde. É uma honra poder participar deste momento e prestar essa homenagem por demais merecida”, destaca o gestor.

Para Odete Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem, é uma honra estar à frente do setor e ainda continuar trabalhando em prol do serviço e do cuidar do outro. "Temos uma equipe profissional e dedicada. Tudo está sendo muito bem pensado para homenagear aquelas pessoas que, com afinco, realizaram e ainda fazem suas atividades até hoje em prol do servidor dessa Casa e da comunidade do entorno da Assembleia", pontua.

Homenagens

Serão homenageadas oito enfermeiras, uma técnica de Enfermagem e uma auxiliar de Enfermagem da Célula de Enfermagem do DSAS. As homenageadas são Ana Carlota Mourão, Maria das Graças Vital, Maria Odete Marçal Sampaio, Sandra Maria Sousa, Hermenecisia Aguiar Costa, Norma Gonçalves de Sousa, Zeneide Tavares, Ana Cláudia Sampaio Medina (enfermeiras). Maria de Fátima Abreu (auxiliar de Enfermagem) e Joana Simplício de Lima (técnica de Enfermagem).

Sobre a exposição

Aberta ao público, a exposição temática relativa às três décadas do setor abre as comemorações da Semana da Enfermagem. Com programação que mostrará aos servidores da Casa, convidados e ao público em geral, além da história da Enfermagem, apresentação dos figurinos de época e homenagens a enfermeiras que estão há três décadas no DSAS, a atividade prosseguirá até sexta-feira (13/05).

A Semana da Enfermagem é comemorada de 12 a 20 de maio, desde o dia 12 de maio de 1960, quando do Decreto (Nº 48.202), do então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que oficializou o período com o objetivo de "promover o congraçamento entre os profissionais de enfermagem, através de encontros científicos, culturais e sociais", a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.

Florence Nightingale foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia. Devido aos seus esforços e estudos, Florence conseguiu a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres (Inglaterra), em 1860, o que foi considerado um marco para a história da Enfermagem.

Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence Nightingale pode ser considerada a primeira pesquisadora de Enfermagem no mundo, tendo nascido em 12 de maio de 1820 e falecido em 13 de agosto de 1910. Já Ana Néri foi a pioneira da enfermagem no Brasil.

Serviço: II Amostra sobre a história da Enfermagem no mundo, no Brasil e no Ceará, com apresentação dos figurinos de época. A abertura acontece no hall de entrada do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (térreo do Anexo III), nesta quarta-feira (11/05), às 9 horas.

Do Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Do Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também