Malce - Memorial Pontes Neto

Exposição comemorativa da Associação Aquasis abre atividades da Semana do Meio Ambiente

Por ALECE
23/05/2019 18:37

Compartilhe esta notícia:

Exposição permanece na AL-CE até o próximo dia 7 de junho Exposição permanece na AL-CE até o próximo dia 7 de junho - Foto: Paulo Rocha

O Memorial Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce) inaugurou, nesta quarta-feira (22/05), a exposição Aquasis 25 Anos, em parceria com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). A mostra, realizada no hall de entrada do Poder Legislativo (antigo auditório Murilo Aguiar), também abre as comemorações da Semana do Meio Ambiente da AL-CE. O evento atende a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol), e segue até o dia 7 de junho.

A ONG Aquasis apresenta trabalho pela preservação de espécies da fauna do Nordeste brasileiro que estão ameaçadas de extinção, em especial à biodiversidade do Ceará. Fundada em 7 de abril 1992 por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), a instituição põe em prática os ensinos aprendidos na academia, "e também pela percepção de que a vida marinha, já naquele tempo, precisava de ajuda", conforme frisa Mikhael Holanda, da coordenação de marketing da organização.

O presidente do Malce, ex-deputado estadual Osmar Diógenes, destaca que é com alegria que o espaço recebe a exposição comemorativa da Aquasis, dentro da Semana do Meio Ambiente, quando a importância de se debater o tema preservação fica cada vez mais evidente. "O Memorial está sempre aliado às boas causas da sociedade", acentua.

Sobre a Aquasis

Hoje, a Aquasis, de acordo com Mikhael Holanda, conta com três frentes de atuação: o Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), o Programa de Aves (Paves) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Dentro do PMM há o Projeto Manatí, que viabiliza ações que vão desde o monitoramento de praias ao resgate de mamíferos marinhos encalhados na costa cearense, com mais de 950 animais atendidos ao longo desses anos.

O programa também conta com um Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), localizado na praia de Iparana, em Caucaia, desde 2001 em parceria com o Sesc/CE, que foi expandido em 2012 e se tornou um local de referência na América Latina para atender uma das espécies mais ameaçadas de extinção do Brasil, o peixe-boi marinho.  Os animais reabilitados são transferidos para Icapuí, no Litoral Leste cearense, onde são reintegrados à natureza, conforme acentua Sara Pontes, estagiária de zootecnia, que está guiando a exposição para os visitantes.

Na exposição podem ser conhecidas partes de esqueletos de baleias jubarte, cachalote e boto cinza, reproduções em tamanho natural de espécimes marinhas e aves, além de painéis expositivos sobre a ONG.

Atualmente, no centro de reabilitação, encontram-se 16 animais, sendo nove deles em fase final de reabilitação, preparando-se para serem reintroduzidos na natureza.

O Programa de Aves está subdividido em três projetos. O Projeto Periquito Cara-suja, baseado na serra de Guaramiranga, atende uma ave exclusivamente nordestina. O Projeto Soldadinho-do-Araripe, na Chapada do Araripe, busca evitar a extinção global de uma espécie endêmica do Ceará. Há ainda o Projeto Aves Migratórias do Nordeste, onde são realizados o monitoramento e ações de conservação para proteger as aves migratórias e residentes que utilizam o litoral do Ceará para descanso e alimentação.

Conforme esclarece Sara, o Aquasis também promove ações educativas nas comunidades onde há a maior incidência de encalhes de animais marinhos, notadamente filhotes, orientando sobre a importância e os cuidados que a preservação ambiental exige.

Veja também