Ouvidoria Parlamentar

Estudantes de Canindé visitam Ouvidoria e equipamentos da Alece

Por Júlio Sonsol
29/08/2024 09:58 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Estudantes de Canindé durante a visita Estudantes de Canindé durante a visita - Foto: Bia Medeiros

A Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, nesta semana, a vista de alunos dos 36 alunos, de 12 a 18 anos, do projeto Jovem Guarda Cidadã, do município Canindé. De acordo com a ouvidora da Casa, Isabel Chaves, que os recepcionou, os estudantes realizam contraturno escolar, onde têm uma formação cidadã, com acompanhamento de vários profissionais, como psicólogo, assistente social e educadores físicos. A atividade foi realizada nesta terça-feira (27/08), com apresentação realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.

"Essas atividades visam uma formação global e cidadã. Então existe uma seleção para que os estudantes possam entrar nesse grupo e realizar atividades voltadas para o esporte e artes para a educação. É um projeto bastante visado, porque as crianças e os adolescentes têm uma orientação voltada para a cidadania e atividades voltadas para a disciplina e a ética", afirmou.

Durante a visita, os estudantes receberam explicações de Isabel Chaves sobre o trabalho de uma Ouvidoria, incluindo temas como exercício da cidadania e participação na atividade do parlamento cearense. Conforme salientou a ouvidora, durante a realização da Assembleia Itinerante da Alece, em 29 de maio passado, em Canindé, os estudantes receberam o convite para visitar presencialmente a sede do Poder Legislativo, em Fortaleza.

Participantes da atividade, realizada no Complexo de Comissões Técnicas - Foto: Bia Medeiros

Sobre a atividade

Ainda de acordo com ela, os alunos foram recepcionados pela equipe da Ouvidoria juntamente com  representantes da Guarda Militar e da Companhia do Corpo de Bombeiros. Segundo Isabel, as crianças e adolescentes visitantes também se inspiram nas carreiras militares. "Por isso, ouviram ainda exposições do tenente-coronel Roberto Giuliano, do Corpo de Bombeiros, que falou da experiência e as formas de ingresso na corporação. Foi uma conversa motivacional, educativa e de instrução para aqueles que desejam ingressar no Corpo de Bombeiros", pontuou.

Os alunos também foram acolhidos pela equipe do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e fizeram visita mediada à exposição permanente da instituição e à atual exposição referente ao bicentenário da Confederação do Equador, que prossegue até sexta-feira (30/08). "Eles puderam conhecer a história do Parlamento, as instalações da Alece, por meio da maquete, e também visitaram a exposição itinerante sobre os 200 anos da Confederação do Equador, além de conhecerem a Companhia de Guarda Militar, quando puderam saber como é feito o monitoramento da Assembleia Legislativa", explanou.

Os alunos estiveram acompanhado de psicóloga, professor e orientador, que fazem parte do projeto, segundo Isabel Chaves. "Eles são alunos de escolas diferentes, mas que fazem parte do mesmo projeto. E são os mesmos alunos que estavam na Assembleia Itinerante, assistindo a sessão plenária", afirmou.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também