Especial da Rádio FM Assembleia celebra 89 anos de Narcélio Limaverde
Por ALECE07/08/2020 18:25
Compartilhe esta notícia:
O radialista, jornalista, escritor e apresentador do programa que tem o seu nome na Rádio FM Assembleia 96,7, Narcélio Limaverde completa, neste sábado (08/08), 89 anos de vida, com ampla atuação profissional. Ele começou a carreira de radialista na antiga emissora Ceará Rádio Clube PRE-9, em 1954, trabalhando posteriormente como assistente da direção comercial.
Naquela época, Narcélio ganhou a denominação de “O locutor dos brotinhos”, por seus ouvintes e já admiradores. Em 1960, esteve presente na fundação da primeira emissora de televisão do Ceará, a TV Ceará (Canal 2), pertencente aos Diários Associados, tornando-se o primeiro apresentador de TV do estado. Dois anos depois, ingressou na Rádio Dragão do Mar como radialista e assistente do departamento artístico da emissora.
Por conta da data festiva, diversas personalidades registram elogios à atuação de Narcélio, que se estendeu à vida pública na década de 1980. Em 1985, ele deu início a uma breve, mas intensa, atuação política, como candidato a vice-prefeito de Fortaleza, na chapa encabeçada pelo então deputado federal Paes de Andrade (PMDB). Na ocasião, a vitoriosa foi Maria Luíza Fontenele (PT).
No entanto, em 1986, um ano depois, Narcélio foi o deputado estadual mais votado do Ceará e também o primeiro colocado em Fortaleza, o que o permitiu atuar como constituinte estadual (1988/1989). O resultado eleitoral demonstrou sua popularidade e reconhecimento do serviço profissional prestado à comunidade.
Reconhecimento
Para o presidente da Assembleia, deputado José Sarto (PDT), são muitas as qualidades do jornalista e radialista. "Narcélio é uma figura humana a quem todos queremos bem. Desejo tudo de bom, como um reconhecimento pessoal meu, um reconhecimento da Assembleia e dos profissionais do rádio e do jornalismo. Desejo a Narcélio tudo que ele merece. Receba um grande abraço, mesmo que à distância", afirma José Sarto, em referência ao transcurso dos 89 anos de idade de Narcélio.
A diretora da FM Assembleia, jornalista Fátima Abreu, considera que a personalidade do aniversariante exigiria homenagens diárias, por conta de suas virtudes profissionais e humanas. "Ele tem tanta bagagem e conhecimento no rádio que se torna necessário que outras pessoas do seu convívio contem essa parte. O Narcélio transcende e estou falando não só da voz do rádio, mas também da pessoa que é incrivelmente fácil de a gente gostar. A vaidade do Narcélio é traduzida em querer crescer como pessoa e profissional", testemunha.
Fátima Abreu esclarece que durante todo o final de semana, serão apresentados na programação da FM Assembleia vários depoimentos de pessoas ligadas ao mundo do radialista. Serão mostradas sua atuação no rádio, a vida política, o amor pela família, por meio de depoimentos de radialistas, parlamentares,amigos e familiares. "O especial que estará presente durante toda programação do sábado (08/08) e domingo (09/08), em horários diferenciados, tem o título muito simples e direto como é a vida dele", disse. O título do especial chama-se "Narcelio Limaverde, a voz do rádio".
Narcélio Limaverde também foi jornalista na Rádio Jornal do Comércio de Recife (PE). Em 1970, foi contratado pelo Sistema Verdes Mares, como apresentador de notícias na rádio e TV, tornando-se pouco tempo depois um de seus dirigentes. Trabalhou ainda na TV e Rádio Uirapuru, AM Cidade, Rádio Assunção Cearense e Rádio FM do Povo.
Atualmente apresenta de segunda a sexta o Programa Narcélio Limaverde, na Rádio FM Assembleia 96,7, onde ingressou em sua fundação. No entanto, mantém-se afastado do microfone por conta do isolamento social imposto pela pandemia de Coronavírus. Narcélio é, ainda, membro honorário da Academia Cearense de Letras e Jornalismo (ACLJ), além de integrante dos quadros da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).
Depoimentos
Ao longo de toda a programação, no final de semana, haverá inserções com partes da sua biografia, na voz do homenageado, e depoimentos de personalidades cearenses. Entre estes, o cantor e compositor Raimundo Fagner, o jurista Djalma Pinto e o radialista e jornalista Nonato Albuquerque, entre muitas outras celebridades do Ceará.
Djalma Pinto afirma, em sua fala, que Narcélio Limaverde é "um jovem que não se intimidou com o passar do tempo". Para o jurista, o tempo só passa e preocupa quem não ama o que faz. "Sua dedicação à profissão e a seriedade no seu exercício o tornaram um ícone para as novas gerações", avalia. Para ele, a grande lição do aniversariante foi comprovar que não precisa maltratar ninguém para brilhar.
O cantor e compositor Raimundo Fagner, em depoimento, deseja muitas felicidades a Narcélio Limaverde. "Tenho o maior orgulho de ter no nosso Ceará um profissional da sua categoria, com tantos anos prestando serviço ao nosso povo, sou seu fã", registra Fagner.
Para Nonato Albuquerque, falar de Narcélio Limaverde é dizer da "experiência fantástica de ter acompanhado, ainda que de longe, o alçar do voo do apresentador do jornal do Canal 2, como noticiarista de emissoras de rádio. "Cheguei a trabalhar com ele, na FM 93. Fomos nós, eu, ele Rita Oliveira e Irazer Gadelha as primeiras vozes desta emissora", recorda.
O jornalista Nelson Faheina assinala que 89 anos de vida representam a história de Narcélio Limaverde dedicada ao rádio, jornal e televisão, que "transformaram-no numa das maiores expressões da imprensa do Ceará". Ele afirma ainda que teve orgulho de trabalhar ao seu lado na extinta TV Manchete (atual Rede TV!) e no Sistema Verdes Mares. "Receba o meu abraço de parabéns e de muitas felicidades", deseja Faheina ao colega de profissão.
JS/SC
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Fone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Conexão Alece aborda assédio no ambiente de trabalho
Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM, contou, nesta segunda-feira (23/09), com a participação do Juiz de Cooperação do Tribunal Regiona...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação InternaQuadro "Mulheres Conectadas" aborda questões relacionadas à convivência conjugal e familiar
Vida conjugal, comunicação, sexualidade e conexão. Estes foram os temas abordados nesta quinta-feira (20/06), durante o quadro "Mulheres Conectadas",...
Autor: Júlio Sonsol, com Rádio FM AssembleiaLançada reportagem especial sobre universidades que acolhem envelhecimento
A Rádio FM Assembleia lança, nesta quarta-feira (19/06), a reportagem especial “De volta à sala de aula: universidades acolhem o envelhecimento”. A pr...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Rádio FM Assembleia