Enfermeira do DSAS orienta sobre procedimentos no retorno às aulas
Por ALECE18/06/2020 09:24
Compartilhe esta notícia:
O retorno às aulas nas escolas particulares se aproxima em Fortaleza. A Prefeitura publicou decreto neste domingo (14/06) que prevê o retorno às aulas presenciais de escolas públicas e particulares, a partir do próximo mês. De acordo com o Decreto 14.709, publicado no Diário Oficial do Município, as atividades presenciais da rede privada ficam suspensas até 19 de julho de 2020, sendo retomadas a partir do dia 20 de julho, segundo o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará. No ensino público, as aulas serão reiniciadas após 31 de julho.
A enfermeira Thiciany Faustino Ribeiro do Amaral, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, orienta os cuidados que os pais e mães devem ter com filhas e filhos no retorno às atividades escolares. Ela esclarece que ainda não foi publicado o protocolo de segurança para o funcionamento dos estabelecimentos. No entanto, para ela, isso não impede de que sejam adotadas algumas medidas.
“Como enfermeira e como mãe e dois filhos, um com quatro anos e um de nove anos, em primeiro lugar recomendo que as crianças sejam orientadas a se comportar da mesma forma que em casa. Manter a distância física das pessoas, explicando sempre com muita tranquilidade sobre a pandemia da Covid-19, que não necessariamente irá contaminar todo mundo”, defende.
Principais cuidados
Ela observa que os cuidados devem ser constantes enquanto não houver a imunização das pessoas por meio de vacina. Por isso, Thiciany diz que os filhos precisam ser ensinados a evitar agarrar, abraçar e pegar nas mãos dos colegas. “Também é importante o uso de máscara, que deve ser pontuado nas escolas pela direção dos estabelecimentos e professores”, frisa.
A enfermeira esclarece que antes do retorno previsto para o próximo mês, a Prefeitura, juntamente com o Governo do Estado, devem definir um protocolo de segurança para a redução dos riscos. Ela também lembra a necessidade do uso do ácool em gel para higienizar as mãos, sempre que forem tocadas superfícies, evitando levar a mão à boca, olhos e nariz. “As mães devem colocar nas mochilas embalagens de seus filhos e filhas o álcool em gel, explicando que o produto pode ser utilizado sempre que necessário”, enfatiza.
Além disso, Thiciany recomenda que os filhos maiores sejam orientados a sempre lavar as mãos. “As salas de aula também precisam respeitar uma distância entre os alunos e, se possível, devem ser bem ventiladas”, avisa. A enfermeira adverte ainda que caso quaisquer sintomas de gripe sejam identificados no filho, é necessário que os pais o mantenham em casa.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS