DSAS traz orientações relacionadas ao Dia Mundial da Obesidade
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS04/03/2024 09:02 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Nesta segunda-feira (04/03), transcorre o Dia Mundial da Obesidade. A data anual foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation - WOF), com o objetivo de incentivar debates e a partilha de informações que possam contribuir para a conscientização sobre essa doença. A orientadora da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Regina Moreira, orienta sobre o assunto.
De caráter crônico e multifatorial, a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que em um grande número dos casos tem como causa principal a ingestão alimentar superior ao gasto calórico. A doença pode ser provocada por diversos gatilhos inflamatórios,como sedentarismo , ansiedade e falta de sono.
“A obesidade favorece vários tipos de problema, tais como diabetes, hipertensão, câncer, esteatose hepática, depressão, doenças cardíacas, e é classificada pela OMS como um dos maiores desafios em saúde pública no mundo", alerta a orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, Regina Moreira.
A nutricionista aconselha as pessoas que tenham um quadro de sobrepeso, mesmo que leve, a buscar acompanhamento profissional. “A prevenção nessa etapa anterior à obesidade é muito vantajosa, visto que é bastante comum em fases posteriores que o paciente obeso sinta algum sofrimento psicológico em decorrência da dificuldade de aderir à dieta e a exercícios físicos. É importante frisar que a saúde do paciente obeso tende a piorar com o passar dos anos, caso ele recuse uma terapia adequada e contínua nos primeiros estágios da doença", explica.
Posição do Brasil no ranking sobre obesidade
O farmacêutico e bioquímico José Nilson Gomes, especialista parceiro da Célula de Análises Clínicas do DSAS, destaca que o Brasil ocupa hoje o quarto lugar entre os países epidêmicos em obesidade, ao lado da Rússia, China, Estados Unidos, Índia, Egito e México. “Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023, divulgado pela WOF, cerca de 25% da população brasileira é obesa, percentual que pode chegar a 41% em 12 anos”, informa.
José Nilson ressalta ainda o papel dos farmacêuticos no combate à doença. "Em sua atuação na farmácia comunitária, o farmacêutico pode orientar a correta adesão aos tratamentos prescritos pelos médicos e nutricionistas. Ele também pode colaborar na prevenção ou no monitoramento do quadro clínico dos pacientes ao fornecer um diagnóstico adequado baseado em parâmetros laboratoriais confiáveis”, explica.
Confira vídeo em que a nutricionista Caroline Rolim, especialista em Obesidade, traz orientações sobre o assunto.
Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS