DSAS traz orientações no Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS24/04/2024 14:38 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:

Nesta quarta-feira (24 de abril), é comemorado o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. A data consiste em uma campanha global para conscientizar a população sobre os efeitos danosos do excesso de barulho no meio ambiente e no bem-estar nos centros urbanos.
Os ruídos são interferências ou barulhos desagradáveis que provocam poluição sonora, como os que são emitidos no ambiente de trabalho, shows, boates e festas. Além disso, a utilização indiscriminada de fones de ouvido contribui para o crescimento estatístico dos casos desse tipo de perda auditiva.
Além dos impactos diretos na audição, a exposição crônica ao ruído também está associada ao aumento do estresse e da ansiedade. Isso porque o constante bombardeio sonoro pode desencadear respostas fisiológicas de estresse no corpo, como aumento da pressão arterial e liberação de hormônios do estresse.
“O ruído pode afetar a saúde auditiva e colaborar para problemas de saúde mental e bem-estar geral. A sua presença excessiva no ambiente de trabalho pode ocasionar perda de audição, hipertensão, estresse psicológico, dentre outras doenças ocupacionais”, informa a orientadora da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Socorro Timbó.

Arte: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS
A fonoaudióloga também destaca os sinais de alerta que podem indicar uma perda auditiva. "Desequilíbrio, tontura, dor de cabeça, necessidade de falar alto, dificuldade em compreender o que é dito e sensação de zumbido ou dor nos ouvidos podem ser manifestações de um dano auditivo", assevera.
Campanha de Conscientização
A Célula de Fonoaudiologia do DSAS inicia nesta quarta-feira (24/04) a Campanha de Atenção e Conscientização do Ruído. A atividade conta com ampla divulgação de material informativo e oferecerá, ao decorrer do ano, atendimentos para os colaboradores da Alece.
“Por meio dessa campanha mostraremos os cuidados necessários para adequar o nível sonoro dos ambientes e proteger a saúde auditiva das pessoas. O trabalho se inicia hoje por meio da exposição de conteúdo informativo e contará, nos próximos meses, com oferta de consultas e exames na Sala de Audiologia da nossa Célula”, informa Socorro Timbó.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS