Departamento de Saúde e Assistencia Social

DSAS supera 100 mil atendimentos em 2022

Por ALECE
28/12/2022 12:21

Compartilhe esta notícia:

Cristiane Leitão, Evandro Leitão e Luis Edson Sales durante atividade na Alece Cristiane Leitão, Evandro Leitão e Luis Edson Sales durante atividade na Alece - Foto: Paulo Rocha

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Ceará, apresenta o balanço de atividades desenvolvidas no ano de 2022. De acordo com o relatório, o setor realizou, entre os meses de janeiro a novembro, cerca de 111 mil atendimentos, incluindo consultas, retornos, atendimentos de primeira vez, teleatendimento, sessões, reavaliações e altas.

Esses dados foram enviados, mensalmente, pelas Células de Enfermagem, Fisioterapia/Núcleo de Pilates, Assistência Social, Clínica Médica, Odontologia, Terapia Ocupacional, Análises Clínicas, Psicologia, Psicopedagogia, Acupuntura, Fonoaudiologia e Nutrição, ao setor de articulação do DSAS, tendo como responsável direta Maria Teresa Holanda Machado. Os atendimentos dobraram em relação ao ano passado.

De janeiro a dezembro de 2022, o DSAS efetuou diversas atividades em parceria com outros segmentos da Casa, a exemplo do Núcleo de Comunicação Interna e Rádio FM Assembleia, por meio do Programa Narcélio Limaverde, e o quadro Vida & Qualidade, visando a realização de ações com divulgação em todos os setores da Casa abordando temas como: vacinação, câncer de colo do útero, saúde mental, voz, doenças inflamatórias intestinais, contracepção, anemia, doação de sangue, hepatites virais, alimentação saudável e diabetes, dentre outros.

As atividades do Departamento incluíram visitas domiciliares, realização de workshops, campanhas, produção de cartilhas, rodas de conversa, palestras e, ainda, lançamento de projetos, como o Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI), direcionado à saúde física e mental da pessoa idosa e que conta com o apoio de especialistas de diversas Células do DSAS,  e o Núcleo de Atendimento aos Pacientes com Fibromialgia (NAPFI).

Apoio da presidência da Alece

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, associa o excelente desempenho do Departamento à eficácia do modelo de gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT). “Passamos por diversas perdas e obstáculos na fase da pandemia da Covid-19. O presidente Evandro Leitão sempre manifestou uma atenção muito especial para com o Departamento. Ele foca não só na qualidade da estrutura, mas na qualidade do serviço prestado. Recebemos todo o apoio para realizar prevenção da doença e promoção da saúde dos servidores e servidoras, e hoje me sinto muito satisfeito pelo alto conceito e credibilidade que o DSAS conquistou junto a todos os seus usuários”, afirma.

O diretor ressalta que o número de atendimentos duplicou em relação ao ano passado e destaca o engajamento de toda a equipe. “Esse valor serve de balizador que indica em que nível estamos. Além do novo equipamento que trouxe excelentes condições de trabalho e estrutura para a saúde dos servidores e da população, contamos com a dedicação e o profissionalismo dos nossos orientadores e suas equipes em plena ação, cooperação e cuidados”, pontua.

Abordagem sistêmica

Desde o princípio da gestão, no entender do diretor do DSAS, o presidente Evandro Leitão vem agindo em prol de uma abordagem sistêmica da saúde. O esforço se estendeu tanto para os servidores do Poder Legislativo como para a comunidade do entorno da Casa, podendo ser resumido como uma estratégia pautada pelo cuidado clínico e pelo acolhimento em diversos níveis.

Um exemplo desses avanços foi a inauguração em março de 2021, do Núcleo de Saúde Mental no DSAS, bem como do serviço de telessaúde. De acordo com dados da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), os projetos vêm sendo muito bem avaliados, e mostraram-se essenciais em um período de dificuldades de atendimento ao público e marcado pelo aumento das doenças mentais devido à pandemia.

O presidente Evandro Leitão define essa convergência como um olhar humanizado. “Precisamos sair da cultura mecanizada e hegemônica nas relações de trabalho e estender esse olhar para todos. É um trabalho que não se limita à saúde no sentido estrito da palavra. Transborda, também, para a educação, por meio de informações e orientações levadas à população”, acentua.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, comemora os números do balanço de 2022 e a pesquisa de satisfação realizada pela Codins junto aos servidores, na qual o DSAS recebe, em média, mais de 97% de satisfação. “As Células e Núcleos de Saúde, assim como o Comitê de Responsabilidade Social, vêm para estender a mão à população e aproximá-la do Legislativo. O presidente da Casa e eu partimos da premissa de que é indispensável a existência de um Parlamento humanizado, com enfoque na saúde sistêmica. Os resultados apresentados confirmam que estamos no caminho certo”, afirma.

Serviços do Anexo III

O Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece) abriga os seguintes setores: Comitê de Responsabilidade Social, Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, DSAS, Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Procon Assembleia, Casa do Cidadão e Escritório Frei Tito de Alencar.

Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também