Departamento de Saúde e Assistencia Social

DSAS realiza reunião inaugural do Projeto “Florescer“

Por Assessoria do DSAS, com Comunicação Interna
25/09/2024 12:19 | Atualizado há 3 dias

Compartilhe esta notícia:

Projeto oferece suporte institucional para mães de crianças e adolescentes neuroatípicos Projeto oferece suporte institucional para mães de crianças e adolescentes neuroatípicos - Foto: Lucas Almeida

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (alece) promoveu, nesta terça-feira (24/09), reunião inaugural do Projeto Florescer. A iniciativa consiste em uma rede de apoio que contribui para a formação de um suporte institucional para mães de crianças e adolescentes neuroatípicos atendidos pelo Departamento. A reunião teve como colaboradores alunos do curso de Serviço Social da Faculdade UniAteneu e membros da Organização da Sociedade Civil (OSC) “Mães que se apoiam”, grupo de mães que lutam pela inclusão de crianças com deficiência.

Na ocasião , o diretor do DSAS, Luís Edson Sales, destacou que o Departamento entende que a participação da família é crucial para que se possa atingir bons resultados nos tratamentos. “É por isso que a Célula de Assistência Social desenvolveu o Projeto Florescer, pois precisamos, além de acolher as pessoas neuroatípicas, também oferecer apoio às mães que muitas vezes se sentem fragilizadas por conta da sobrecarga de responsabilidades relacionadas aos cuidados que prestam aos seus filhos”, frisou .

Florescer 

A orientadora  da Célula de Assistência Social do DSAS, Edinira Borges, informou que o Projeto Florescer consiste em uma série de encontros que objetivam acolher mães atípicas. “O projeto é uma iniciativa da Célula de Assistência Social do DSAS e tem por finalidade auxiliar essas mães, colaborando para a elevação da autoestima e superação do sentimento de desamparo na rotina de cuidados de seus filhos”, explicou.


 

A assistente social do DSAS e colaboradora do projeto, Nathália Alves, acrescentou que o grupo de apoio para mães atípicas vem para compartilhar informações, experiências, e servir de momento de acolhimento e apoio a essas cuidadoras, que muitas vezes não dispõem de tempo para si. “ A escolha do nome do projeto foi pensada levando em conta o nosso objetivo, que é o de fazer com que, apesar de suas dificuldades, elas vençam e floresçam”.

A reunião inaugural do Projeto Florescer foi realizada no auditório Lucila Bomfim, localizado no segundo andar do Anexo III (Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque).

 

Edição: Paulo Veras

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também