DSAS promove mutirão de vacinação para prevenção e promoção da saúde
Por Paulo Veras27/05/2025 11:29
Compartilhe esta notícia:

A Alece, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou nesta terça-feira (27/05), um mutirão de vacinação contra a gripe H1N1. A ação aconteceu na entrada do Plenário 13 de Maio e teve como público-alvo parlamentares, servidores e cidadãos presentes na Casa.
Aguardando na fila para ser imunizado, o deputado De Assis Diniz (PT) falou da importância da prevenção para as pessoas e para o bom funcionamento do sistema de saúde.
O parlamentar afirmou que a vacina é um mecanismo que pode evitar, proteger e defender e que esta ação do DSAS potencializa este mecanismo. “Nos últimos dias tivemos muitos casos de doenças respiratórias na cidade, o que levou muita gente a buscar a rede hospitalar. Ao nos prevenir contribuímos para diminuir o impacto na rede e gerar um melhor atendimento pra todos”, pontuou.
Foto: José Leomar
A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Marina Frota, informou que foram disponibilizadas 400 doses da vacina para a ação. Ela justificou o mutirão como forma de facilitar o acesso à vacina para os servidores que trabalham na Alece.
“Em menos de 10 minutos do início já tínhamos mais de 30 pessoas aguardando na fila. Essa vacina aplicada hoje imuniza contra três cepas”, disse Marina. Ela explicou que a necessidade de se vacinar todo ano vem da mutação do vírus. “Se a pessoa pegou a doença é mais importante ainda tomar para não adquirir as novas cepas do vírus”, reforçou.
A servidora Grace Lemos, assessora de comunicação do gabinete do deputado Fernando Hugo (PSD), também aproveitou o mutirão para tomar a vacina e comemorou a facilidade trazida pelo mutirão.
Foto: José Leomar
“É um estímulo e a gente aproveita para atualizar a carteira de vacinação. Eu, por exemplo, acabei de tirar uma foto para mostrar para a minha filha menor, para encorajá-la a realmente tomar a vacina, porque é sempre um choro. Precisamos incentivar as novas gerações”, refletiu.
Trabalho contínuo
Marina Frota destacou que a vacinação no DSAS é permanente e que o departamento oferece uma grande variedade de vacinas aos servidores. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, no Anexo III.
Conforme a orientadora, o serviço é aberto ao público e todas as vacinas de rotina são aplicadas pelo DSAS. “O paciente deve comparecer munido de seu CPF para que nossa equipe veja que vacinas estão faltando. A partir daí a caderneta é atualizada de acordo com a disponibilidade de doses de cada imunizante”.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem
Veja também

Projeto Florescer acolhe mães atípicas com círculo restaurativo "Cuidando de quem cuida"
A Alece, por meio do Projeto Florescer, iniciativa do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reafirma seu compromisso com a promoção da in...
Autor: Julyana Brasileiro
Serviço de Atenção à Pessoa Idosa da Alece celebra três anos de cuidado e promoção à saúde
O Serviço de Atenção à Pessoa Idosa (Sapi), projeto da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, co...
Autor: Julyana Brasileiro
DSAS realiza mutirão de vacinação contra H1N1 nesta terça-feira
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece promoverá nesta terça-feira (27/05), a partir das 8h, na entrada do Plenário 13 de Maio,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com informações da assessoria de comunicação do DSAS