DSAS orienta sobre cuidados com Diabetes
Por ALECE14/11/2022 09:44
Compartilhe esta notícia:
O dia 14 de novembro foi escolhido como Dia Mundial da Diabetes, data que lembra o cuidado preventivo para com a doença. Desde 1991, a data é comemorada em alusão ao aniversário do co-descobridor da insulina, Sir Frederick Banting, ao lado de Charles Best. Atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição em incidência de diabetes no mundo: quase 16 milhões de adultos são diabéticos. Na data que transcorre nesta segunda-feira, profissionais do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará trazem orientações sobre a doença.
O médico Jorge Kerbage, endocrinologista do Departamento, sintetiza o que é a doença. "Basicamente existem dois tipos de diabetes. A do tipo 1 é fruto de uma falha no mecanismo autoimune que afeta o pâncreas. Ela é mais difícil de ser evitada. Já a do tipo 2, que é a mais comum, está associada ao estilo de vida (má dieta, sedentarismo etc). Ela é mais fácil de ser controlada", diferencia.
Jorge Kerbage também assinala a importância dos exames preventivos. "É aconselhável que se faça um exame de rotina para detecção da doença a cada quatro ou seis meses, principalmente se houver histórico familiar. Quem apresenta quadro de pré-diabetes precisa fazer, de forma premente, uma mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida, de modo a não permitir que a sua condição progrida para a diabetes propriamente dita", assevera.
Cuidados com a nutrição
A nutricionista do DSAS, Bruna Campos, destaca alguns cuidados alimentares que um paciente com diabetes ou pré-diabetes deve observar. "O mais importante é reduzir o consumo de carboidratos simples. Por exemplo, deve-se evitar comer batata, pão-francês, macarrão, dando sempre preferência a alimentos naturais, orgânicos e às fibras alimentares, que ajudam a controlar o índice glicêmico", explica.
O diretor do Departamento, Luis Edson Sales, comenta sobre a incidência da diabetes no Brasil e o trabalho do DSAS na prevenção e controle da doença. "Temos uma população de cerca de 40 milhões de pré-diabéticos, e a tendência é que 25% deles se tornem diabéticos no prazo de cinco anos. O Departamento já vem atuando por meio de ações estratégicas sobre o tema, através da Célula de Nutrição e da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade Social”, acentua.
Do Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS