DSAS lembra Dia Nacional e Internacional do Idoso
Por ALECE02/10/2018 13:32
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), lembra a passagem do Dia Nacional do idoso, comemorado em 27 de setembro e do Dia Internacional do Idoso, celebrado em 01 de outubro.
Maria Iramaia Freitas Lustosa, assistente social e servidora do DSAS, afirma que a terceira idade tem bons motivos para comemorar e é preciso muito respeito para quem está nesta fase da vida. "Tenho certeza que você já viu uma plaquinha no ônibus ou no metrô reservando alguns assentos para pessoas idosas. Não sente, é direito deles", ressalta.
O Departamento de Saúde também lembra da importância do direito ao bem-estar do idoso que prevê a não discriminação de qualquer natureza; o apoio dos filhos maiores na velhice, carência ou doença; e viver preferencialmente com a família.
A Organização das Nações Unidas (ONU) divide os idosos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos – ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos). Estes, com mais de 80 anos, são e vão continuar sendo, na sua maior parte, do sexo feminino. Até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS