Departamento de Saúde e Assistencia Social

DSAS lança campanha de sensibilização para higiene das mãos

Por ALECE
05/05/2022 11:48 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, lançou a campanha durante entrevista ao programa Narcélio Limaverde Diretor do DSAS, Luis Edson Sales, lançou a campanha durante entrevista ao programa Narcélio Limaverde - Arte: Bruna Bringel/ Alece

A higienização das mãos ganhou bastante atenção do mundo inteiro com a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Essa atitude, considerada básica de higiene, sempre foi muito incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde 2007, instituiu o 5 de maio, que transcorre nesta quinta-feira, como Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Em alusão à data, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, que tem como missão a prevenção de doenças e promoção à saúde, inicia nesta quinta-feira (05/05) a campanha de sensibilização junto a servidores da Alece para que pratiquem a higiene das mãos.

Ao longo de 15 dias, será feita a sensibilização junto aos servidores, parlamentares, terceirizados e público em geral. A campanha tem uma programação de apresentação de cards, banners, dicas de saúde, cartazes, vídeos e botons educativos. A participação dos servidores do Poder Legislativo é importante para o êxito da campanha.

Sobre o lançamento

O diretor do DSAS, Luis Edson Correa Sales, lançou a campanha na manhã desta quinta-feira, no quadro "Vida & Qualidade" do programa Narcélio Limaverde, da rádio FM Assembleia 96,7, ao lado do cirurgião-dentista Dilmar Amaral Silva, da Célula de Odontologia do Departamento. Luis Edson deu início à campanha em entrevista concedida à jornalista Kézya Diniz.

Sobre a campanha, Luis Edson ressalta que é importante sempre estar junto aos servidores, terceirizados e parlamentares, além do público em geral, com ações que façam a diferença no que diz respeito a prevenção de doenças. "Essa campanha visa dar continuidade aos cuidados com a higiene das mãos, colocada como prioridade na época da pandemia do Covid 19, como forma de diminuir a transmissão de doenças, inclusive graves, e continuar com o hábito de lavar as mãos, que são segundos que salvam vidas", reitera.

O diretor do DSAS lembra ainda que a higienização das mãos deve ser frequente e realizada com sabonete líquido, água corrente ou álcool em gel.

Conforme  aponta, tanto os profissionais de saúde quanto a população, por meio de uma medida simples como esta, podem desenvolver um papel importante na prevenção de infecções. Luis Edson afirma que a campanha conta com a participação das 12 células do DSAS: Médica, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Acupuntura, Psicologia, Psicopedagogia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Análises Clinica e Serviço Social.

O cirurgião-dentista da Célula de Odontologia, Dilmar Amaral ressalta que a falta de higiene das mãos pode contaminar superfícies, facilitando a transmissão também pelo contato com certos objetos.

"Como ainda não existe vacina contra esse vírus, o jeito é evitar a transmissão. É preciso tomar todas as medidas de higiene, principalmente durante as trocas de fralda dos pequenos, e reforçar o hábito da lavagem das mãos entre as crianças maiores", orienta.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também