Dicas de Saúde

DSAS homenageia terapeuta ocupacional Lucila Bomfim

Por Julyana Brasileiro
05/06/2023 16:45 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Servidores e gestores do DSAS durante o descerramento da placa Servidores e gestores do DSAS durante o descerramento da placa - Foto: Máximo Moura

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta segunda-feira (05/06), cerimônia de nomeação do auditório do Departamento, com descerramento de placa em homenagem  à terapeuta ocupacional Lucila Bomfim (in memoriam).

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou a dedicação de Lucila que esteve a frente da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS e criou o Serviço de Atenção ao Adulto e a Pessoa Idosa (Sapi), que tem por objetivo estimular e contribuir para o envelhecimento saudável, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio.

''É emocionante estarmos aqui reunidos sentindo a presença dela e fazendo essa singela homenagem. A doutora Lucila  trouxe dois grandes projetos  para o DSAS: a Célula de Terapia Ocupacional, que faz um  trabalho brilhante com os servidores, e o Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa. Com sua delicadeza e profissionalismo, apresentou a importância de olharmos para o idoso'', afirmou.

Servidores e gestores do DSAS durante oração e batismo da sala - Foto: Máximo Moura

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales ressaltou que Lucila foi uma profissional exemplar e deixou um legado de projetos no Departamento em prol da qualidade de vida do idoso. Citando os versos do escritor Fabrício Capinejar (''Seja útil a quem sofre, traga sentido a quem tem medo, faça saudade antes de partir. A vida passa, você fica em tudo aquilo a que se dedicou''), Luis Edson, homenageou a servidora que dedicou-se 38 anos aos  trabalhos na Alece.

''Esse momento nos faz lembrar uma colega de trabalho querida e dedicada que sempre trouxe grandes ideias como o Sapi, que tornou a Alece  uma das pioneiras  no atendimento a  esse público-alvo. Lucila cativava a todos, sempre estava disposta a contribuir, foi uma pessoa que  partiu cedo, mas que estará  intercedendo por nós", afirmou.

Depoimentos sobre a homenageada

Andreia Lima, coordenadora do Sapi ressaltou que Lucila concretizou um sonho com a implantação do Serviço em 2022, de forma interdisciplinar e multiprofissional, com o objetivo de prevenir o declínio cognitivo.

''A ideia partiu da Lucila Bomfim durante a pandemia da Covid-19. Ela percebeu que nossos pacientes apresentaram algumas alterações cognitivas, especialmente relacionadas a atenção, concentração e memória. O projeto visa   desenvolver áreas voltadas à capacidade cognitiva e funcional de adultos e pessoas idosas e contou  com o apoio da primeira-dama Cristiane Leitão e do diretor do DSAS, Luis Edson Sales'', recordou.

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, cumprimenta o viúvo de Lucila Bomfim, Marcos Pinto - Foto: Máximo Moura

Marcos Pinto, viúvo  da servidora Lucila Bomfim agradeceu a homenagem in memoriam e destacou que além de uma profissional exemplar, sua companheira foi mãe e esposa dedicada. ''Queria agradecer essa homenagem, estou muito emocionado e saudoso porque Lucila era o amor da minha vida. Ela começou a trabalhar na Assembleia em 1985, na Diretoria Geral. Foi  escolhida a melhor datilógrafa do setor e se orgulhava em dizer que  batalhou para incluir a Terapia Ocupacional como Célula do Departamento de Saúde quando o órgão foi criado. Ela tinha um amor pela terapia e por trabalhar com os idosos'', pontuou.

Após o descerramento de placa em homenagem à Lucila Bomfim, o diácono Joaquim Lima Junior realizou um momento de oração e batismo da sala. A cerimônia foi prestigiada por diretores das células do DSAS, familiares de Lucila Bomfim e  servidores da Alece.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também