Dicas de Saúde

DSAS destaca papel da terapia ocupacional

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS
24/06/2024 08:48 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

O programa Narcélio Limaverde, da Rádio FM Assembleia, recebeu, no dia 20 de junho, a orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Milene Mota. A especialista abordou o papel desempenhado pelos terapeutas ocupacionais na promoção da saúde e qualidade de vida.

Normatizada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a Terapia Ocupacional atua na prevenção e na recuperação das disfunções e distúrbios que prejudicam a realização de atividades inerentes ao convívio social, assistindo todas as fases do desenvolvimento humano, do recém-nascido à pessoa idosa.

"O curso de Terapia Ocupacional é de nível superior, e essa profissão é orientada para a prevenção, o estudo e o tratamento de disfunções cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”, informou Milene Mota.

A orientadora também afirmou que o terapeuta ocupacional colabora em equipes multidisciplinares, propiciando a superação de sequelas ocasionadas por problemas de saúde, o que favorece o resgate da autonomia dos pacientes.

“No caso de um derrame, por exemplo, o indivíduo necessitará de reabilitação fonoaudiológica no âmbito da fala e da deglutição, bem como em outras áreas, como a coordenação motora e a compreensão, que demandam o apoio da Terapia Ocupacional", explicou a orientadora.

Saiba mais

A necessidade dos serviços dos terapeutas ocupacionais deve aumentar na medida em que as gerações que nasceram antes das décadas de 1960 e 1970 começarem a viver o processo de longevidade estendida. Como fenômeno global, as pessoas permanecerão ativas por mais tempo na vida, demandando apoio de especialistas.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também