Agenda Cultural

Documentário retrata pessoas que buscaram isolamento como opção de vida

Por ALECE
16/04/2020 17:44

Compartilhe esta notícia:

Documentário está disponível no YouTube Documentário está disponível no YouTube - Divulgação

Se o isolamento social em tempos do vírus Covid-19, o novo coronavírus, é um comportamento imposto pela necessidade de se preservar a saúde, e até vidas, da coletividade, para algumas pessoas é apenas uma opção de vida. É o que procura mostrar o documentário Consigo, produzido pela TV Assembleia, disponível para o público na plataforma YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TgW6ad2dCoA), hoje facilmente acessível por smartv.

A produção do Núcleo de Documentários da TV Assembleia estreou na telinha em 7 de dezembro do ano passado, mas agora está disponível para quem perdeu a oportunidade. Consigo, que tem a direção de Marcelo Alves e a concepção de Ângela Gurgel e Marcelo Alves, retrata as vidas de Emanuel de Maria, Maria Alacoque e Marcos Natureza.

Emanuel de Maria escolheu viver em um retiro de oração e silêncio a partir de 2004, na Comunidade Mariana Oásis da Paz, em Fortaleza. Amparando-se em seus sentimentos de fé e de cristandade, ele anuncia que excluiu de si a vida mundana. Maria Alacoque, formada em História e Direito, já foi professora, advogada,e esposa, com dois enteados. Todos mortos. Aos 84 anos, decidiu morar no Lar Torres de Melo, que acolhe idosos, também na capital cearense. Marcos Natureza, que era bancário do extinto Banco do Estado do Ceará, onde trabalhou por 19 anos, mora em uma casa em Fortaleza, sem água e luz elétrica.

A ideia do documentário é mostrar que há formas de vida para além do que é considerado socialmente aceito. Há possibilidade de transgredir certas normas sociais e de se libertar das heranças culturais que impõem comportamentos, formas de pensar, de agir e até mesmo de se relacionar com o mundo à volta. Há entre os três personagens semelhanças entre si, mas também brutais diferenças que são exploradas pela direção do documentário, sempre com os personagens falando em primeira pessoa.

Consigo tem um diapasão inicial mostrando a chegada do metrô de Fortaleza na estação Porangabussu, sugerindo que por volta das 5h30min o transporte já se encontra apinhado de gente. São pessoas que buscam destinos variados, mas que se assemelham. Trabalho ou estudo são, salvo raras exceções, o que obriga as pessoas a saírem cedo de casa, em busca de suas rotinas diárias. Logo em seguida, a câmera nos remete a cenários absolutamente distintos, onde o ritmo é oposto, nos dando um choque de realidade.

Deste documentário, que pode ser visto na íntegra, a qualquer momento, surgiu outro, “A escolha de Marcos Natureza”, selecionado para participar do Festival Internacional de Cinema para Uma Cultura de Paz, realizado anualmente na cidade de Xalapa, no México. Consigo tem a produção das  jornalistas Ana Célia de Oliveira, Marina Ratis, Arituza Timbó e Ângela Gurgel. A edição é de Vinicius Augusto Bozzo. As artes são de Daniel Cardoso e imagens de Marcelo Alves e Salomão Costa. O filme conta, ainda, com a música "Relógio do Mundo", do compositor cearense Cristiano Pinho.

 

JS

 Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

 

Veja também