TV Assembleia

Documentário da TV Assembleia é premiado na II Mostra Astral

Por ALECE
04/09/2018 13:23 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Premiação foi concedida em 30 de agosto passado Premiação foi concedida em 30 de agosto passado - Foto: Divulgação ALCE

O documentário “Aldeia do Saber”, produção do Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 61.3 digital), conquistou o segundo lugar na II Mostra de Documentários da Associação Brasileira de Rádio e Televisões Legislativas (ASTRAL).

Trabalhos realizados por TVs do Legislativo de diversas cidades brasileiras participaram da Mostra, que fez parte da programação do Seminário de Tecnologia da ASTRAL/SET EXPO, em São Paulo, no dia 30 de agosto passado.

“Aldeia do Saber” retrata a história de resistência de uma família Tapeba por meio da educação, a partir da criação de uma escola dos Tapeba, localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A escola indígena, criada na década de 90 sob a sombra de um cajueiro, cresceu ao longo dos anos e oferece educação infantil, ensino fundamental e médio aos alunos em constante diálogo com a cultura do povo Tapeba.

O documentário foi exibido na TV Assembleia em fevereiro de 2017 e, em setembro, participou da 13ª edição do Festival "Brésil en Mouvements", em Paris.

A voz do servidor

Para Vinícius Augusto Bozo, um dos roteiristas do “Aldeia do Saber” e produtor do Núcleo de Documentários da TV Assembleia, o reconhecimento na II Mostra coloca as produções do núcleo em um patamar de qualidade especial.

Ele lembra que, em 2017, a produção “Máquina do Tempo” também tinha sido destaque da Mostra Astral. “O fato de estarmos em destaque mostra esse histórico de fazermos produções de qualidade”, indica Vinícius, ao lembrar que o Núcleo de Documentários surgiu junto com a TV Assembleia.

Para a II Mostra, a TV AL inscreveu quatro documentários de curta, média e longa metragem, sendo eles, além do vencedor “Aldeia do Saber”, as produções “Morar Dias”, “Padre Ibiapina, o missionário” e “Luz, Câmera e Barreto”.

A realização da Mostra, aponta o produtor do Núcleo, estimula as TVs legislativas a produzirem material de qualidade e não abandonarem produções que mostrem os diversos aspectos de cada Estado e cidade.

Outros vencedores

Além do documentário da TV AL, a produção “Memórias rompidas – um ano depois da lama”, da TV AL de Minas Gerais, recebeu o primeiro lugar da II Mostra e a TV Câmara de Araraquara (SP) conquistou a menção honrosa com o documentário "Gralha Azul".

A produção “Aldeia do Saber” foi dirigida por Marcelo Alves e Ângela Gurgel. Assinam o roteiro e a montagem, além de Marcelo e Ângela, Vinícius Augusto Bozo. A produção é de Ana Célia Oliveira; direção de fotografia de Nilson Filho; videografismo de Daniel Cardoso e os cinegrafistas são Cezar Ceppi, Nilson Filho e Moisés Robertson.

(Agência de Notícias - ALCE)

Veja também