Diretoria Adjunta Operacional promove segunda auditoria interna de 2019
Por ALECE03/10/2019 17:59
Compartilhe esta notícia:
A Diretoria Adjunta Operacional (DAO), da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) iniciou, nesta quinta-feira (03/10), a segunda auditoria interna do seu Sistema de Gestão de Qualidade de 2019. A reunião de abertura aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas com a presença dos auditores e de representantes dos setores auditados. Esse procedimento está sendo realizado por servidores do próprio Poder Legislativo, sem necessidade de contratação de profissionais externos. A equipe de auditoria é liderada pela coordenadora do Comitê da Qualidade Josaína Menezes.
Neste primeiro momento serão auditados o Comitê da Qualidade, a alta direção da Diretoria Adjunta Operacional, a Consultoria Parlamentar e a Coordenadoria de Planejamento e Informática.
Conforme salienta Lindolfo Cordeiro, diretor adjunto operacional, a auditoria interna é importante por dois aspectos. "Imaginemos, por exemplo que o Sistema de Gestão da Qualidade seja um motor de um veículo. A auditoria é uma revisão que está sendo feito neste motor para garantir que ele continue funcionando perfeitamente. A gente vai continuar com a nossa gestão perfeitamente lubrificada. É importante também porque ela é realizada sem nenhum custo adicional para a Assembleia Legislativa", enfatiza.
Ele explica que em vez de ser contratada uma empresa especializada em auditoria, como acontecia até 2017, o trabalho é agora feito pelo pessoal da Casa. "Agora temos um corpo de auditores formados e qualificados pela Assembleia. Esse corpo faz auditoria interna nos setores com muito mais propriedade porque conhece o funcionamento da Casa", explica. Este conhecimento, de acordo com Lindolfo, facilita a identificação as possíveis não conformidades e de correções que precisem ser feitas ao longo do semestre.
Como se dará a auditoria
O diretor esclarece ainda que será auditada a área certificada da DAO, que é a Consultoria Parlamentar, e os demais setores que se relacionam com a Consultoria, que são a alta direção da Diretoria Adjunta Operacional, o Sistema de Controle de Qualidade, a Coordenadoria de Planejamento e Informática e a Divisão de Treinamento.
A auditoria busca verificar se todos os setores auditados estão operando dentro dos padrões da certificação ISO 9001:2015. “Esses procedimentos são necessários para que os serviços prestados pelos setores não sofram solução de continuidade após cada gestão da Mesa Diretora. Assim, mesmo com as modificações na direção da Assembleia, áreas auditadas continuarão funcionando dentro de um padrão de qualidade”, afirma Lindolfo Cordeiro.
Josaína Menezes, à frente da equipe de auditoria, explica que o trabalho consiste em verificar se toda a rotina de planos e cumprimentos de metas está obedecendo os critérios de eficiência previstos na certificação ISO 9001:2015. “É uma avaliação técnica e não tem por objetivo apontar erros, mas buscar a excelência no trabalho desenvolvido. A sociedade não aceita mais um serviço público que não seja executado com qualidade e eficiência”, frisa.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829