Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra traz reflexões sobre raça e etnia
Por ALECE19/11/2022 14:26
Compartilhe esta notícia:

Neste domingo (20/11), comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente pela Lei 12.519, de 2011. Segundo os historiadores Carlos Pontes e Diego Morais, do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Ceará, a origem da data está ligada aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as desigualdades históricas que marcaram as populações negra e parda no Brasil.
A data, ainda que tenha sido incluída no calendário escolar e traga oportunidades para disparar conversas importantes sobre a história dos negros no País, não é feriado em todo o território brasileiro. Dos 5.570 municípios, pouco mais de mil decretam a data como feriado, conforme apontam os historiadores.
O dia 20 de novembro marca a data da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), escravizado então líder do Quilombo dos Palmares e que morreu defendendo a sua comunidade. O local simbolizou a luta dos negros por seus direitos, contra a escravidão.
Carlos Pontes e Diego Morais enfatizam que o Dia da Consciência Negra deve servir para que a sociedade possa aproveitar para promover uma reflexão sobre o papel do povo africano na construção da cultura brasileira. “É importante que se fale sobre a influência dos negros na cultura, política, religião e gastronomia brasileiras, entre outras tantas áreas”, refletem os historiadores.
Procuradoria Especial Mulher promove campanha
Como forma de marcar a data do Dia da Consciência Negra, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (PEM) promoverá de 20 de novembro a 10 de dezembro a campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
A advogada, consultora e coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece, Raquel Andrade, informa que a campanha pretende contribuir ma integração do estado com a sociedade para o desenvolvimento de ações direcionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.
PV
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Programação de férias: Exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo” está aberta ao público durante o mês de julho
Uma opção cultural e educativa para toda a família durante o mês de férias escolares, a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”, instalada no prédi...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Alece