Dicas de Saúde

Dia Nacional do Nutricionista traz debate sobre cuidados com alimentação adequada

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
30/08/2024 08:09 | Atualizado há 4 meses

Compartilhe esta notícia:

Regina Moreira, orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, orienta sobre o tema Regina Moreira, orientadora da Célula de Nutrição do DSAS, orienta sobre o tema - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

Celebrado em 31 de agosto, neste sábado, o Dia Nacional do Nutricionista tem por objetivo reconhecer o papel do profissional desta área na promoção e manutenção da saúde e bem-estar.

A data foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949 e atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Campos de atuação

O nutricionista avalia cada indivíduo de acordo com as suas necessidades, levando em conta um cruzamento de dados que considera exames laboratoriais, taxa de gordura corporal, peso, altura, idade e manifestações clínicas do paciente. Esse profissional norteia a alimentação de modo a prevenir doenças e a melhorar o funcionamento do organismo.

A orientadora da Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Regina Moreira, destaca os campos de atuação da Nutrição. "O nutricionista pode atuar em segmentos como a produção de alimentos, elaboração de cardápios escolares, saúde pública e o atendimento clínico e esportivo. Seu trabalho tem conquistado maior relevância com o passar do tempo, pois a sociedade está cada vez mais preocupada com a estética, a saúde e o bem-estar do corpo", explica.

Gatilhos inflamatórios

Regina também destaca que a nutrição colabora para a prevenção e tratamento dos gatilhos inflamatórios, que consistem em fatores sociais, ambientais e de estilo de vida que propiciam inflamações crônicas, o que favorece a incidência de doenças graves.

"Dentre esses gatilhos, podemos citar: infecções crônicas, sedentarismo, obesidade, disbiose (alterações intestinais), dieta, estresse psicológico, alterações no sono, alterações no ritmo circadiano (mecanismo do corpo que regula as funções biológicas ao longo do dia) e tabagismo. Esses estímulos favorecem a incidência de câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, autoimunes e hepáticas", explica a orientadora.

Saiba mais

Para ser um nutricionista, é necessário fazer o curso de nível superior em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, já é possível fazer o curso de Nutrição na modalidade Ensino a Distância (EaD). Além disso, para ser um bom nutricionista é essencial ser empático para entender as necessidades de cada paciente, ter uma boa comunicação e se identificar com a área da saúde.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também