Dia Nacional da Prevenção ao Acidentes de Trabalho é celebrado nesta terça (27/07)
Por ALECE27/07/2021 10:47
Compartilhe esta notícia:
O Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho é celebrado nesta terça-feira (27/07) e busca conscientizar a sociedade para a importância de práticas que reduzam o número de sinistros e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.
A data foi oficializada em 1972, depois da publicação da portaria de número 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 trabalhadores.
>
Apesar de ao longo do tempo um conjunto de medidas legislativas terem sido aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores, os dados do Brasil são negativos. Em oito anos, foram registradas 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho, que geraram um gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões.
Entre os países de maiores economias do mundo, o chamado G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho. Entre os anos 2002 a 2020, o país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.
A técnica em Segurança do Trabalho do Núcleo de Saúde do Trabalhador e Programa de Saúde Coletiva, Débora Freire de Sousa ressalta que o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho é mais do que uma data. “Representa um marco da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança e uma oportunidade para refletirmos sobre as nossas rotinas, nossas práticas e reforçarmos o conceito de que todos os dias se faz necessária a prevenção contra os acidentes de trabalho.
''A segurança consiste na responsabilidade de saber agir de maneira correta. Para cada trabalho seguro a prevenção é o primeiro passo, a valorização da vida sempre vai estar em primeiro lugar e por isso, devemos nos cuidar para evitar acidentes”. Acentua Débora Freire.
De acordo com a especialista, pequenas atitudes podem deixar o nosso ambiente de trabalho mais seguro. Portanto, devemos seguir sempre as normas internas de segurança, fazer o uso correto dos equipamentos de proteção individual contribuindo para a segurança no ambiente de trabalho, destaca.
Saiba mais
O acidente de trabalho é caracterizado como aquele que “ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou de empregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente”, de acordo com a Lei n° 8.213.
E, como consequência, pode acarretar afastamento, perda ou redução da capacidade de trabalho e até mesmo a morte do trabalhador.
Acompanhe abaixo o vídeo com a exposição de Débora Freire
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Videos
Veja também
Palestra sobre acupuntura contempla pessoas com fibromialgia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSASRoda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS