Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é registrado nesta quinta-feira (10/09)
Por ALECE10/09/2020 16:08
Compartilhe esta notícia:

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês, que transcorre nesta quinta-feira, é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, segundo informam as entidades.
Dados da ABP e do CFM apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Também de acordo com a Associação e o Conselho, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
A dica desaúde desta semana, iniciativa do Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia Legislativa do Cearáe do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), em parceria com a TV Assembleia, é dedicada ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio em todo o Brasil.
Ceará lidera índices no Norte/Nordeste
A psicóloga do DSAS, Grayce Guimarães, afirma que é importante discutir o tema e não tratá-lo como tabu. Os dados mostram que o Ceará lidera os índices de casos de suicídio entre os estados das regiões Norte e Nordeste. Segundo ela, é preciso ficar atento aos sinais de depressão ou suicídio e jamais encará-lo como algo banal.
''De nada ou muito pouco adiantam todas as campanhas de incentivo a prevenção ao suicídio, de tomada de consciência e estímulo ao pedido de ajuda, se quando as pessoas se disponibilizam para tal, muitas vezes elas têm os seus sentimentos invalidados com a as frases 'depressão é frescura’, ‘basta você ter pensamento positivo’, ou ainda ‘ter força de vontade, isso não é nada, vai já passar’'', destaca a profissional.
Mais do que trazer mais visibilidade sobre a temática de prevenção ao suicídio, o SetembroAmarelo incentiva a população a procurar ajuda médica. Nesse contexto, o apoio familiar é fundamental no tratamento.
''Temos que ter um olhar sensível, mais cuidadoso, atento e empático para que possamos enxergar o outro, ouvir o grito muitas vezes silencioso de quem está ao nosso redor. A nossa escuta e o encaminhamento para profissionais capacitados e instituições adequadas farão toda a diferença '', garante a psicóloga do DSAS, Grayce Guimarães.
Confira o vídeo.
JB/SC, com Assessoria de Imprensa do DSAS e site Setembro Amarelo
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS