Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa motiva reflexões
Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS15/06/2023 09:00 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quinta-feira (15/06), instituído pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso de Idosos (INPEA) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), motiva reflexões sobre o tema. A data tem por finalidade a convergência de esforços dos governos, organizações, profissionais de saúde, cuidadores, familiares e de cada indivíduo em prol da luta contra a violência aos idosos, mediante políticas públicas, campanhas de conscientização e programas de prevenção.
A orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Milene Fonseca, contextualiza o período e informa os meios de denúncia que devem ser buscados em determinadas situações. "O mês de junho – denominado de Junho Violeta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – é dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa, tendo como ápice o dia 15.
"Quando falamos em violência contra os idosos, englobamos não só a agressão física, mas psicológica e emocional resultantes, por exemplo, do abandono e da negligência. Essas situações podem e devem ser denunciadas pelo Disque 100 – canal de atendimento eletrônico que preserva o anonimato – ou, ainda, pelo canal da Polícia Militar, o 190", alerta.
A orientadora acrescenta ser indispensável a sociedade estar unida em defesa desse grupo etário, valorizando sua contribuição e garantindo-lhes uma vida digna e livre de violência. "Cuidar do idoso é zelar pelo passado e pelo futuro: é dignificar histórias e tradições que edificaram o nosso presente e, além disso, honrar o estágio de vida que um dia todo ser humano alcançará", explica.
Saiba mais
A violência contra a pessoa idosa é uma realidade preocupante e que costuma escapar à percepção do público. Ela ocorre dentro dos lares, instituições de cuidados ou até mesmo nos espaços coletivos. Conforme levantamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (ONDH/MDHC), apenas no primeiro trimestre de 2023 foram registrados cerca de 202 mil casos de violação de direitos humanos contra idosos no Brasil.
Confira abaixo as informações da terapeuta ocupacional e gerontologista Milene Fonseca, em mais uma edição do Projeto Dicas de Saúde.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS