Departamento de Saúde e Assistência Social

Dia Mundial da Alimentação: nutricionista do DSAS destaca importância dos alimentos para a saúde

Por Núcleo de Comunicação Interna com assessoria do DSAS
16/10/2025 15:30 | Atualizado há 11 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quinta-feira (16/10), o programa Alô Alece, da Rádio Alece FM (96,7 MHz), recebeu o nutricionista esportivo Matheus Pamplona, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. A conversa abordou a importância de uma alimentação saudável e acessível a todos, com foco na segurança alimentar e nutrição.

A entrevista serviu como um guia prático para o bem-estar e a economia doméstica, desmistificando a ideia de que dietas saudáveis custam caro e abordando estratégias para uma vida mais equilibrada e sustentável.

Acessibilidade e sustentabilidade na mesa

O nutricionista Matheus Pamplona abordou o mito do custo elevado da alimentação saudável, destacando que a valorização dos alimentos regionais e sazonais é fundamental para economizar.

"Ao buscar produtos da nossa terra e da época, garantimos frescor, mais nutrientes e preços mais acessíveis devido à maior oferta," afirmou o nutricionista. Ele sugeriu priorizar, por exemplo, tubérculos, frutas e hortaliças típicas do Ceará, como uma estratégia inteligente para otimizar o orçamento sem abrir mão da qualidade nutricional.

O especialista do DSAS também destacou a necessidade urgente de combater o desperdício de alimentos. Para isso, a recomendação de Pamplona passa pelo planejamento de compras. "Saber o que já se tem e o que realmente será consumido evita que alimentos estraguem. Além disso, a reutilização de sobras (como talos, cascas e folhas) é fundamental, pois muitas vezes são ricas em nutrientes e podem ser transformadas em receitas deliciosas e completas," orientou.

Suplementos e foco no natural

A base de toda dieta, segundo Pamplona, deveria ser a alimentação natural, com foco em alimentos menos processados.

Sobre o uso de suplementos, o nutricionista reforçou que eles são complementos e não substitutos da comida. Ele destacou a importância dos suplementos não apenas para a nutrição esportiva, mas também no tratamento e suporte nutricional de doenças graves, como o câncer, onde o uso estratégico é crucial e deve ser sempre orientado por um profissional.

Por fim, o nutricionista citou alguns sinais de que o corpo pode estar com deficiência nutricional, como fadiga persistente e unhas fracas, reforçando a importância do acompanhamento profissional regular para avaliar a necessidade individual.

A entrevista completa com o nutricionista Matheus Pamplona, do DSAS da Alece, está disponível para acesso e traz um panorama completo de como a conscientização e pequenas mudanças de hábito podem transformar a saúde e a relação com o alimento.

Confira a entrevista na íntegra 

 

Edição: Samaisa dos Anjos 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece 
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/   

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

 

 

Veja também