Notícia

Dia do Motorista: equipe da Alece atua com segurança e compromisso com a Casa do Povo

Por Julio Sonsol
25/07/2025 09:30 | Atualizado há 5 dias

Compartilhe esta notícia:

Parte da equipe do Núcleo de Transportes da Alece Parte da equipe do Núcleo de Transportes da Alece - Foto: Máximo Moura

Neste 25 de julho, o Brasil celebra o Dia do Motorista, um reconhecimento àqueles que fazem o País rodar no transporte de pessoas e cargas, trazendo e levando alimentos, mobílias, equipamentos, vestuários e praticamente tudo de que precisamos para sobreviver.  

São eles que cruzam estradas, cidades e histórias e, mais que conduzir, carregam urgências e memórias. Ser motorista é mais do que girar um volante, é entender o ritmo da vida, é ter paciência com o engarrafamento, é saber que cada viagem, por menor que seja, faz parte de uma engrenagem maior. 

Por isso, nesta data, o Núcleo de Comunicação Interna da Alece homenageia e celebra o trabalho de cada motorista que faz parte da Casa do Povo e contribui para o compromisso social da Alece.  

Núcleo de Transportes 

Para atender às demandas de deslocamento dos setores da Alece, a Casa conta com o Núcleo de Transportes, composto atualmente por 22 motoristas de carro, oito motociclistas e cinco pessoas da gestão administrativa.  

Organização paraa atender as demandas dos diversos setores da Casa. Foto: Júnior Pio. 

De acordo com o gestor do núcleo, Fernando Pinto, todos os órgãos e setores da Alece são atendidos pelo serviço e recebem o suporte dos motoristas. "A gente trabalha voltado para as áreas administrativas da Casa, não só no transporte de pessoas, mas também no envio de documentações para outros órgãos da administração pública", disse.

Fernando é o gestor do Núcleo de Transportes. Foto: Júnior Pio. 

Entre as demandas mais frequentes para o setor estão os deslocamentos entre municípios para viagens institucionais, conforme salienta Fernando Pinto. Um exemplo é a realização da ação Assembleia Itinerante, quando muitos servidores e parlamentares saem da Capital e vão até outras cidades para ampliar a aproximação entre o Parlamento estadual e o povo cearense, com a realização de sessões plenárias especiais e a oferta de serviços de cidadania, além da realização de debates e festivais culturais. 

Rotina e planejamento das atividades do setor  

O supervisor do núcleo, Clerton Damasceno Júnior, está na função há cerca de 10 anos. Ele considera o trabalho realizado pelo setor como essencial porque abrange toda a Alece. "Nós fazemos parte do dia a dia de toda a Casa, atendendo diariamente diversas demandas de setores e órgãos, permitindo o funcionamento da instituição".

Clerton Damasceno está há 10 anos no setor. Foto: Júnior Pio. 

Ele explica que, para o bom êxito do trabalho, além da colaboração de todos os envolvidos no transporte, existe também a organização do trabalho, por meio de programações prévias e registros das entradas e saídas do fluxo dos veículos. 

"A gente recebe essas programações, coloca aqui na nossa agenda e atendemos de acordo com as datas e horários estipulados", afirma o supervisor. Apesar do planejamento, o setor também está adaptado a trabalhar com imprevistos e urgências, apoiando as demandas emergenciais e pautas de última hora. É um trabalho dinâmico e de bastidor, que permeia todas as atividades da Casa.

Camila Batista atua na área administrativa do setor. Foto: Júnior Pio. 

Responsável pelo fluxo de transporte está Camila Batista, a única mulher do setor. Advogada por formação, Camila trabalhou anteriormente com a advocacia no campo da saúde. Ela conta se sentir bem à vontade com a equipe, que é predominantemente masculina. "Quando eu cheguei aqui, senti um pouco a diferença, mas todos foram muito receptivos comigo”, afirma.  

Conhecendo os 184 municípios por meio do trabalho realizado 

O motorista José Félix Magalhães, com 38 anos de Casa, considera-se um dos decanos do setor e lembra, com alegria, ter participado da primeira equipe da Alece TV, fundada há 19 anos. Por conta dessa atividade transportando a equipe da TV, ele já percorreu os 184 municípios cearenses, conforme revelou. 

Para a realização do seu trabalho com excelência, o motorista ressaltou o papel da Alece na disponibilização de veículos adequados para as viagens programadas, o que garante uma rotina de trabalho segura e um saldo de zero acidentes em todos os seus anos de serviço.

Félix destaca as muitas histórias acumuladas nos 38 anos de Casa. Foto: Júnior Pio. 

Entre as histórias que conta de suas muitas viagens, José Félix destacou uma em que, certa vez, viajou com a equipe da então TV Assembleia. Na época, o carro tinha a logomarca da emissora e, ao chegar em um município do interior do Estado e estacionar o veículo, uma senhora se aproximou e perguntou onde estava o pastor. 

"A princípio não entendi o que ela estava querendo saber exatamente. Porém, em seguida, percebi que ela tinha confundido a TV Assembleia com a igreja Assembleia de Deus. Levei um tempo explicando para ela finalmente conseguir entender", revela. 

Vinte e quatro anos servindo por meio do transporte 

Fábio Sousa é motorista da Alece há 24 anos. Por 11 anos, dirigiu para as equipes da Alece TV, setor para o qual realizou a maioria das viagens ao interior do Ceará, e chegou a ir até ao município de Exu, em Pernambuco.   

Fábio ressalta a segurança e o cumprimento das normas na rotina de trabalho. Foto: Júnior Pio. 

Para ele, um dos principais pontos levados em consideração no seu trabalho é a segurança, tanto com os passageiros como com a própria vida, cumprindo normas e orientações. "A Casa pede para a gente andar com segurança e durante o dia, evitando a noite. Seguimos essas orientações, evitando riscos desnecessários", considera.  

José Severino dos Santos também dirige para a Casa há 24 anos, trabalho que tem desempenhado diariamente com alegria. "Sou muito feliz em estar aqui. Tenho uma turma boa, um setor que dá as melhores condições de trabalhar. São pessoas excelentes e educadas, e isso tudo, para mim, é ótimo", assinala.

Severino está na Alece há 24 anos e elogia ambiente e equipe de trabalho. Foto: Júnior Pio. 

Em sua atividade, ele gosta de falar coisas engraçadas, para descontrair o ambiente e criar um clima harmônico entre o motorista e os passageiros. "Acontece muito de perguntarem para onde vai a estrada em que estamos. Aí sempre digo que é o passageiro quem vai escolher aonde vai", brinca.  

Atualmente, tem realizado viagens levando os professores do Programa Alcance, que dão aulas presenciais para o curso preparatório do Enem. "Antes, também trabalhei muito para a Procuradoria da Mulher e para o Escritório Frei Tito. São setores muito bons, que a gente viajava muito juntos", disse.  

Saiba mais

Instituído em 1968 pelo Decreto n.º 63.461, o Dia do Motorista faz alusão ao Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Isso porque a história conta que ele era responsável por ajudar viajantes a atravessar rios perigosos e, com o tempo, passou a ser considerado o protetor daqueles que vivem na estrada. 

 

Edição: Ana Vitória Marques 

 
Núcleo de Comunicação Interna da Alece 
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/  

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

Veja também