Dia do Idoso é celebrado nesta terça-feira
Por Assessoria do DSAS, com Comunicação Interna01/10/2024 07:51 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, e celebrado no Brasil em 1º de outubro, o Dia do Idoso tem por finalidade promover o respeito e a valorização da pessoa idosa, alertando a sociedade sobre a questão do idoso e seus desafios, e incentivando políticas públicas que assegurem tanto seus direitos quanto uma melhor qualidade de vida.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Luis Edson Sales, destaca que a sociedade como um todo precisa ter um olhar diferenciado às pessoas idosas, que, por conta da idade avançada, precisam de serviços públicos de qualidade e de uma atenção adequada. Além disso, muitas dessas pessoas enfrentam solidão, exclusão social e até mesmo abuso físico e psicológico. ''Por tudo isso, é crucial reconhecer a importância não só do papel social que pessoas com 60 anos ou mais exerceram ou ainda exercem, mas também valorizar os conhecimentos oriundos de suas experiências de vida”, enfatiza .
Luis Edson informa que o DSAS, por meio do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (SAPI), oferece atendimentos específicos para a terceira idade, destinados a deputados, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno da Alece. “O SAPI é um serviço muito bem avaliado e pioneiro no âmbito das Assembleias Legislativas do país. Ele conta com apoio multiprofissional e realiza atividades com foco no acolhimento e na inclusão de pacientes idosos, colaborando não só na prevenção e no tratamento do declínio cognitivo, mas também na promoção da saúde integral”, explica.
Estatuto do Idoso
Instituído pela Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, o Estatuto do Idoso assegura às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos uma série de leis e direitos específicos que visam lhes garantir dignidade, respeito e amparo em áreas como saúde, educação, transporte, cultura, lazer e previdência, promovendo a dignidade, o respeito e a inclusão social.
Na avaliação da orientadora Edinira Borges, da Célula de Assistência Social do DSAS, o Estatuto do Idoso constitui um importante marco legal na trajetória dos direitos da pessoa idosa e reflete a necessidade de abolir ideias ultrapassadas sobre o envelhecimento. “Esse marco legal visa garantir a proteção de direitos fundamentais, bem como reconhecer o papel ativo do idoso na sociedade. Contudo, não basta apenas ter a lei, é preciso que haja também a conscientização e o engajamento de familiares e amigos, bem como das autoridades e instituições”, explica.
Cartilha do Idoso
Confira no link abaixo a cartilha “Manual de Orientações para a Pessoa Idosa”, elaborada pelos profissionais das Células de Assistência Social e de Terapia Ocupacional do DSAS. O documento orienta sobre os direitos específicos da pessoa idosa.
https://web.al.ce.gov.br/download-file/378
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Encerrado curso de Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), encerrou, no dia 12 de dezembro, o...
Autor: Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSASProjeto Florescer conclui atividades de 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Assistência Social do Departamento de Saúde e Assistência Social, realizou,...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria de imprensa do DSASSala de Vacinas do DSAS orienta sobre procedimentos contra novos casos de Covid-19
A Covid-19 volta a preocupar a área de saúde do Estado do Ceará. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Fortaleza registrou taxa de posi...
Autor: Júlio Sonsol, com informações da Sesa