Categoria Matriz

Dia de Conscientização do Autismo convida à reflexão e transformação

Por Assessoria de Imprensa do Ciadi, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
31/03/2023 12:40 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Data transcorre neste domingo Data transcorre neste domingo - Publicidade/Alece

No dia 2 de abril, que transcorre neste domingo, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e, anualmente, ações buscam sensibilizar e mobilizar para os diversos aspectos que atravessam a vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento de origem majoritariamente genética que tem um diagnóstico clínico e características que variam muito de pessoa para pessoa. O TEA não é único e a diversidade é um dos pontos essenciais para entender esse espectro abrangente que, por isso mesmo, apresenta demandas e atenções distintas.

Ao longo dos anos, os conhecimentos sobre a neurodiversidade têm avançado e sido mais divulgados, no entanto, a desinformação ainda alimenta muitos preconceitos. É por isso que, ao longo do mês de abril, entidades em todo mundo buscam fomentar a discussão sobre o tema, que está mais próximo de todos do  que muitos imaginam.

Ações na Alece

Na Assembleia Legislativa do Ceará, o Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) realiza um trabalho de referência com crianças e adolescentes autistas (2 a 16 anos), assim como crianças com síndrome de Down (2 a 7 anos). Criado em 2021, o Ciadi é mais um passo da Alece para contribuir com uma área tão importante, como o desenvolvimento, a construção da autonomia e a promoção da cidadania para todas as pessoas.

O Ciadi atua a partir da assistência especializada e multiprofissional, buscando contribuir com o desenvolvimento das habilidades sociais, cognitivas, motoras e emocionais. O serviço atende dependentes dos servidores da Alece, assim como pessoas oriundas das comunidades do entorno.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, reforça a importância da mobilização de toda a sociedade para que a inclusão seja uma realidade e acolha as pessoas em suas mais diversas potencialidades. Em datas como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é possível usar mais espaços para informar, sensibilizar e fazer as demandas necessárias para essa inclusão, avalia.

Cristiane Leitão destaca ainda o papel do poder público nesse processo, reiterando o apoio do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e de todos os parlamentares e servidores da Casa para iniciativas como o Ciadi. Ela parabeniza com ênfase o trabalho promovido pela equipe do Ciadi que, diariamente, caminha adiante de mãos dadas com as crianças e adolescentes atendidos e suas famílias, parceiras essenciais para o desenvolvimento do potencial de cada pessoa acompanhada pelo Ciadi.

Eventos

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará tem diversas ações programadas. Entre elas, uma audiência pública, uma solenidade e um Seminário.

O Seminário Ciadi “Autismo: Mais informação, menos preconceito” será realizado no dia 5 de abril (quarta-feira), das 8h às 18h, no auditório da Unipace, no 6º andar do Anexo II da Alece. Abordando temas diversos, como direitos das pessoas com TEA, luta anticapacitista, habilidades sociais na vida adulta e identificação do autismo nas diferentes fases da vida, o evento terá ainda o compartilhamento de experiências das famílias de crianças com TEA e depoimentos de adultos com autismo sobre suas vivências.

Aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, o Seminário contará ainda com apresentações artísticas e lançamento de livro. Para realização do evento, o Ciadi tem o apoio do Comitê de Responsabilidade Social da Alece e da Unipace.

Campanhas de sensibilização

Em 2023, o tema da campanha da ONU para o 2 de abril é “Transformação: rumo a um mundo neuroinclusivo para todas as pessoas”. A Organização destaca que é necessário focar os esforços em aceitar, apoiar e incluir as pessoas autistas, promovendo e respeitando seus direitos e se afastando de uma narrativa de cura.

A ONU ressalta as contribuições que as pessoas autistas têm para o mundo em diversas áreas, como em casa, no trabalho, nas artes e na construção de políticas públicas. Alguns pontos de reflexão são, por exemplo, o não reconhecimento dos talentos e possibilidade de contribuição para a sociedade das pessoas com TEA, assim como a discriminação e a falta de acolhimento.

No Brasil, a campanha nacional, iniciativa da Revista Autismo, tem como tema em 2023 “Mais informação, menos preconceito”, replicada em diversos eventos e estados do país, destacando a necessidade da sociedade conhecer o Transtorno do Espectro Autista para derrubar os preconceitos que impactam cotidianamente a vida das pessoas.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também