Curso de primeiros socorros beneficia servidores
Por ALECE27/10/2021 20:18
Compartilhe esta notícia:
As Células de Saúde e Segurança do Trabalho (do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará) e de Clínica Médica (do Departamento de Saúde e Assistência Social - DSAS) realizaram, nesta quarta-feira (27/10), o curso básico e introdutório de primeiros socorros, voltado para servidores da Casa.
A capacitação realizada no auditório do DSAS, anexo III da Assembleia (Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque) contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que trouxe orientações sobre como proceder em casos de parada cardiorrespiratória, choques elétricos, queimaduras e desmaios.
O médico Túlio Osterne, coordenador da célula de Clínica Médica do Departamento, destacou que durante a realização das sessões plenárias ordinárias e extraordinárias há um ponto de apoio médico para prestar assistência aos parlamentares em caso de necessidade. Conforme ressaltou, os primeiros socorros são essenciais, podendo evitar complicações, dentre as quais a morte de um indivíduo.
"É fundamental termos conhecimento de como agir, seja no local de trabalho ou em casa quando nos deparamos em uma situação de emergência. Não podemos dar um atendimento de emergência amplo porque temos limitações em relação a equipamentos, espaço físico, mas a primeira abordagem é realizada e contamos com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará", ressaltou.
Humanização e prevenção
Leandro Silva, comandante da 1ª Companhia de Incêndio Bombeiro Militar vinculada ao Comando de Bombeiro da Capital, com instalação na sede do Poder Legislativo estadual, ressaltou que o curso é uma continuidade da política que a Alece traz para o povo cearense, voltada para a humanização e prevenção. ''O curso visa primeiramente trazer para os servidores todos os ensinamentos de primeiros socorros em casos de acidentes, já que estamos propícios a quedas, hemorragias e engasgo. É o primeiro curso e, em seguida, pretendemos levá-lo para os demais setores da Alece'' ressaltou.
O orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho da Assembleia, Joaquim Sampaio, considerou o curso uma oportunidade para adquirir conhecimento prático e teórico sobre primeiros socorros. ''Foi um momento muito importante, com exposição prática e teórica, na qual todos os participantes conseguiram executar aquilo que aprenderam e isso é fundamental, porque conseguimos capacitar os servidores para que eles, em caso de urgência e emergência, estejam aptos a prestar os primeiros socorros'', avaliou.
O subtenente BM Sousa, palestrante do curso, ressaltou que o suporte básico de vida é um conjunto de providências em sequência realizados por pessoa leiga ou profissional habilitado, que visa dar o primeiro atendimento à vítima.
As situações clínicas encontradas com maior frequência no atendimento pré-hospitalar são as doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, convulsões síncope e asma. Em relação ao atendimento das doenças cardiovasculares, o subtenente Sousa orientou que o socorrista deve assegurar as vias aéreas, examinar os sinais vitais com frequência e tranquilizar a vítima. As recomendações também incluem administrar oxigênio suplementar e transportar a vítima imediatamente ao hospital. "Caso apresente parada cardiopulmonar e iniciar manobras de ressuscitação cardiopulmonar imediatamente'', explicou.
Em caso de síncope ou desmaio, o socorrista deve manter a vítima deitada e o local ventilado, afrouxar as vestimentas e os membros inferiores aproximadamente 30 cm elevados.
Cuidados com queimaduras
Acerca das queimaduras, o subtenente BM Sousa alertou que no Brasil estima-se que mais de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras ao ano, sendo o maior número de vítimas entre zero e dez anos de idade. ''O Brasil tem 41 centros de atendimento a queimados em 18 estados e as queimaduras são classificadas de acordo com causa, profundidade, extensão, localização e gravidade'', explanou.
Conforme orientou, o atendimento a vítima de queimaduras praticamente segue o mesmo de outros traumas . A recomendação é apagar a chama com um pano limpo e úmido, esfriar a lesão com água corrente e proteger a área queimada com pano limpo, bem como retirar roupas e acessórios que não estejam aderentes ao corpo e encaminhar a vítima para um centro especializado, dependendo do grau da queimadura.
O curso também abordou os primeiros socorros em casos de fratura, intoxicações, hemorragias, choques e entorses.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Palestra sobre acupuntura contempla pessoas com fibromialgia
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSASRoda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS