Coordenadoria de Tecnologia da Informação

COTI conclui revisão do planejamento estratégico 2019-2021

Por ALECE
04/12/2020 12:06 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Charlie Lopes coordena a COTI da AL Charlie Lopes coordena a COTI da AL - Foto: Cecília Correia/ Coti

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI) da Assembleia Legislativa do Ceará concluiu a revisão de seu planejamento estratégico para o período 2019-2021 no último mês de outubro. As reuniões de avaliação dos procedimentos executados e em execução se deram de forma virtual e contaram com a presença de todos os servidores do órgão.

O planejamento conta com identidade organizacional; matriz Swot; cinco objetivos estratégicos, 22 projetos e 19 indicadores; mapa de comunicação e Plano de Gestão de Riscos. Dos 22 projetos elencados no planejamento, quatro já foram concluídos, 17 estão em execução e um terá início em 2021.

A revisão do planejamento 2019-2021, editada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), documento produzido em 58 páginas, foi elaborada sob a coordenação de Charlie Lopes, tendo a participação de da analista legislativa Fátima do Nascimento, orientadora da Célula de Atendimento Cecilia Correia, assessora técnica Michele Cordeiro, analista legislativo Leones de Mendonça, técnico legislativo Luiz Eduardo Lima, orientador de Célula de Infraestrutura Eder Lima de Oliveira e facilitador Ricardo Ribeiro Santos.

Para Charlie Lopes, coordenador de Tecnologia da Informação do Poder Legislativo, “a revisão do planejamento foi um desafio, por ter sido o primeiro do órgão e num contexto de pandemia, o que obrigou a fazê-la de forma remota. A experiência foi bastante enriquecedora por contar com a participação efetiva de todos os servidores da Coordenadoria”, destaca.

Projetos

De acordo com o coordenador, a COTI elaborou seu planejamento estratégico ressaltando os seguintes projetos: Implantação do Modelo de Governança, Criação do Manual de Política de Desenvolvimento de Software, Solução de Business Intelligence, Criação do Ambiente de Disaster Recovery, Implantação de Gestão de Riscos e Elaboração do Plano Anual de Necessidades.

"O documento foi construído, validado e revisado de forma participativa com os servidores da Coordenadoria e apresenta de forma detalhada a identidade organizacional do órgão, objetivos, projetos e indicadores estratégicos, mapa de comunicação e o plano de riscos", assinala Charlie Lopes.

O coordenador lembra ainda que o planejamento estratégico é a “bússola” da COTI. “Eu digo que sem planejamento estratégico a gente não tem como saber aonde vai chegar. Uma das principais vantagens é orientar o trabalho, dar foco e melhorar os processos”, pontua. De acordo com ele, o plano, ao longo dos processos deve sofrer ajustes para melhor estar adaptado à realidade.

Charlie observa que ninguém imaginava a existência de uma pandemia capaz de forçar o isolamento social, como a que se deu neste ano com o Coronavírus. “É uma situação completamente inesperada. Se a gente não tivesse um foco, talvez tivesse muito mais dificuldade em se adaptar a esse novo momento”, pontua. Conforme ressalta o coordenador, muitas organizações se valem do planejamento para enfrentar os imprevistos.

“Somos um dos poucos órgãos que têm planejamento estratégico e nos orgulhamos disso.  Nos três últimos anos temos mostrado que se soubermos para onde vamos, conseguimos desenvolver e desempenhar um bom trabalho e ajudar no desempenho parlamentar, oferecendo recursos tecnológicos em suas atividades”, destaca.

Durante a pandemia, o coordenador revela que a Coti procura atender às demandas do presidente da AL e prefeito eleito de Fortaleza, deputado José Sarto (PDT), para manter a Casa em funcionamento, proporcionando, inclusive a realização de sessões remotas para deliberação de matéria de interesse do Estado. “A gente conseguiu de uma forma muito rápida disponibilizar para os parlamentares a tecnologia necessária para as reuniões remotas, trazendo a solução até mesmo antes do Senado Federal, que em seguida passou também a adotar as ferramentas tecnológicas. Sendo assim, fomos a primeira Casa Legislativa do país a se reunir nesta modalidade”, frisa.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também