Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Coordenadoria de Planejamento e Informática dá continuidade a planejamento estratégico

Por ALECE
04/12/2019 16:58

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Servidores dos setores durante a reunião Servidores dos setores durante a reunião - Foto: Máximo Moura

A Coordenadoria de Planejamento e Informática (Copi) da Assembleia Legislativa do Ceará prossegue com o seu planejamento estratégico, contando com o apoio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). No dia 14 de novembro passado, integrantes dos setores estiveram reunidos na Sala de Informática, para avaliar as atividades realizadas até outubro deste ano. Durante o evento, Charlie Lopes coordenador da Copi, avaliou positivamente os números apresentados com a participação de todos os colaboradores do setor.

O coordenador Charlie Lopes apresentou os números da Copi e lembrou a identidade do setor, traduzida na missão de proporcionar soluções de tecnologia da informação para atender aos serviços prestados no Poder Legislativo. Ele ressaltou a visão da Coordenadoria que pretende “consolidar-se até 2021 como provedora de soluções da tecnologia da informação modernas adequadas e seguras". O gestor destacou ainda que o setor atua sempre pautado "nos valores de responsabilidade socioambiental, valorização profissional, qualidade, inovação proatividade e comprometimento".

Balanço

Na apresentação dos números, a média ficou acima de 80 atendimentos por mês da oficina, sendo os serviços de formatação com backup e atualização de Soft os mais realizados. No total, 119 chamados para impressoras e 63 chamadas diretamente para o fornecedor. “Os chamados que temos atendimentos são papel enganchados, troca de toner e os demais são mais de intervenção técnica, daí o fornecedor ser chamado”, explicou.

O coordenador afirma que historicamente os atendimentos da Copi se mantém na parte da manhã com um pico que inicia às 8 horas, tendo uma baixa às 11 horas, aumentando novamente às 14 horas. No mês de outubro, foram 731 atendimentos. "Em outubro também não tivemos nenhuma queda nos links da Casa. Percebemos então uma melhora. Esperamos uma redução de atendimentos a partir do momento que a gente passe a usar os novos micros que estão no processo de distribuição” afirmou Charlie.

Aumento de demanda

Charlie ressalta que as demandas de projetos novos têm aumentado, citando como exemplos os projetos novos para a Procuradoria da Casa, Diário Oficial Legislativo e o projeto da licitação para controlar o processo licitatório, o Licitar-Alece. Ele esclareceu que vários projetos estão na fila de espera. “Ainda estamos com falta de material humano para desenvolvermos estes projetos, a exemplo do sistema para assinatura eletrônica, atualização do Vdoc administrativo e legislativo, sistema de gestão e publicação e modos do sistema de saúde do DSAS, dentre outros”, frisa.

Metodologia de trabalho

Entende-se por projeto a entrega de uma solução da tecnologia da informação. “Criamos um contrato, definimos os esforços de trabalho para a solução do problema ou melhoria do sistema que dura 10 dias úteis. A cada dez dias úteis, entregamos uma melhoria para aquele projeto. O servidor consegue ver os resultados acompanhando e desenvolvendo junto conosco”, acrescenta.

Problemas também foram notificados e melhorias aconteceram, explica Charlie. “Melhorias no Wifi foram feitas. Detectamos um problema de muitos canais (Wifi externo), fizemos um estudo e mudamos as frequências dos nossos rádios. Agora estamos em fase de teste. Realizamos também parceria com a TV Assembleia para que sejam feitos backup dos programas produtos pela TV. Estamos ainda em processo licitatório para o painel do plenário”, aponta.

Charlie lembrou ainda que a participação da COPI na sessão plenária realizada em Juazeiro do Norte dia 8 de novembro foi um sucesso. "Fizemos a configuração da Internet, disponibilizamos Wifi e não houve nenhuma interferência", relata.

Atuação do DSAS

Na oportunidade, o DSAS levou aos servidores da informática informações sobre o câncer de próstata, abordando a obrigação do exame e cuidados com a saúde. O diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, orientou os presentes  sobre o câncer de próstata, que é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele.

“Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto, mas é preciso enfrentar o medo e cuidar da saúde”, lembrou. “Trabalhamos na saúde preventiva e estamos à disposição para realizar esse trabalho com nossos servidores, sempre levando a informação e colaborando para que as dúvidas sejam retiradas e estimulando a cada um a cuidar de sua saúde”, afirmou à época.

Dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses são alguns sinais e sintomas que precisam ser apresentados ao médico o mais rápido possível segundo Thalyta Kelly Araújo Costa Oliveira, enfermeira do DSAS que falou para os servidores da Copi sobre o Câncer de próstata e cuidados que devem ser tomados. Histórico familiar; sobrepeso e obesidade; e tabagismo são fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença. Na ocasião foram distribuídos folders sobre sinais e sintomas da doença.

(Da Assessoria do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna)

 

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