Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Coordenadoria de Planejamento e Informática apresenta planejamento estratégico

Por ALECE
10/06/2019 17:43

Compartilhe esta notícia:

Evento reuniu gestores e servidores do Poder Legislativo Evento reuniu gestores e servidores do Poder Legislativo - Foto: Paulo Rocha

A Coordenadoria de Planejamento e Informática (COPI) da Assembleia Legislativa do Ceará apresentou, em reunião realizada na última sexta-feira (07/06), o planejamento estratégico do setor, ferramenta fundamental para desenvolver uma visão de médio e longo prazo. O coordenador de Informática, Charlie Lopes, destaca que foram definidas a identidade organizacional, missão, visão e os valores que norteiam o setor. ''O plano tem a validade de três anos. A próxima legislatura vai decidir se prossegue com ele ou adota mudanças, mas é fundamental ter um plano de partida", avalia.

Uma das metas é a realização de novos encontros, mensalmente, para afinar os  objetivos, apresentar os  resultados, balanço das atividades e promover uma confraternização da equipe.

A primeira reunião, realizada no dia 7 de junho, contou com a presença de chefes de setores da AL-CE, Laila Freitas, coordenadora da Assessoria de Comunicação Legislativa; Lise Novais, diretora do Departamento Administrativo; Maria Elenice Ferreira Lima, diretora do Departamento de Recursos Humanos; Sílvia Correia, chefe da Controladoria; Otávio César de Lima, presidente da Comissão de Licitação; e Rossylane Maria Oliveira da Costa, diretora do Departamento Financeiro.

Gestão

Charlie Lopes assumiu a  Coordenadoria de Planejamento e Informática em fevereiro deste ano. Para se inteirar sobre o setor, realizou um diagnóstico, cujas demandas foram encaminhadas para o presidente da Assembleia Legistiva, José Sarto (PDT).

"O presidente se mostrou uma pessoa aberta às novas tecnologias e aperfeiçoamento dos processos", destaca o coordenador. Conforme revela, cerca de 500 computadores serão atualizados até o final do ano, deixando a Assembleia Legistiva com "equipamento de ponta". Também terá início a  implantação de sistemas elaborados para trabalhos colaborativos, uma nova cultura com ferramentas online que permita ao servidor trabalhar de forma conjunta.

Charlie Lopes defende como uma das prioridades do setor a padronização dos processos. "Vamos criar uma estrutura de governança para tecnologia da informação, desenvolver políticas de segurança, desenvolvimento de software,de monitoramento de empresas terceirizadas que estão dentro do âmbito da informática ", acrescenta.

Saiba mais

A Coordenadoria de Planejamento e Informática da Assembleia Legislativa do Ceará é um órgão de assessoramento vinculado à Presidência, criado pela Lei Nº 12.076/1993 e normatizado pelo Ato Normativo Nº 267/2013. Sua finalidade  é propor e acompanhar políticas e diretrizes na área de Tecnologia da Informação com vistas à modernização administrativa.

A equipe é formada por 46 servidores que se dividem em três turnos: manhã, tarde e noite. Quando surge uma demanda fora do horário comercial, plantonistas realizam o atendimento.

Veja também