Coordenadoria de Comunicação Social reúne setores e avalia período 2021/2024
Por Paulo Veras25/11/2024 14:28 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:
A Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, nesta segunda-feira (25/11), encontro entre todos os seus setores. O objetivo foi compartilhar todo o trabalho feito durante a gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), ao longo do período 2021/2024 (compreendendo os biênios 2021/2022 e 2023/2024) com os profissionais que contribuíram na produção e execução de todas as ações. O encontro foi realizado no Complexo de Comissões Técnicas do Poder Legislativo.
A coordenadora de Comunicação da Alece, Giselle Dutra, explicou que o encontro foi também uma confraternização de todos que fazem a Comunicação e tratou da importância de ter uma equipe comprometida e qualificada. “O desafio foi grande. Nosso principal legado foi a integração, pois não nos limitamos a comunicar para o público externo. Promovemos também a comunicação entre nós, o que trouxe para a Comunicação da Casa um estilo leve e moderno”, pontuou.
A comunicação social na Alece possui oito setores: Alece TV, Alece FM, Agência de Notícias Alece, Fotografia, Núcleo de Publicidade, Assessoria de Comunicação e Marketing, Alece Mídias, Especiais Alece e Núcleo de Comunicação Interna.
Produção de conteúdo e mudanças estruturais
Centenas de produtos, entre programas e reportagens dos setores foram levadas ao ar, gerando um conteúdo exclusivo que atinge os públicos interno e externo. Isso com as equipes trabalhando em conjunto, com adaptações de uma mídia para a outra - como, por exemplo, repórteres da Alece FM produzindo conteúdo de vídeo para a plataforma Youtube.
Neste período, concomitantemente, várias modificações estruturais foram implantadas, dentre as quais a modernização das logomarcas da Alece TV e da Alece FM, criadas pelo Núcleo de Publicidade. Reformas e ampliações de espaços físicos também foram realizadas, visando dar aos profissionais melhores e modernas condições de trabalho.
Para Giselle Dutra, essas mudanças estruturais só foram possíveis pela mudança de concepção do que é a comunicação. “Não haveria a mudança de estrutura se nós não tivéssemos conseguido modificar o conceito. Uma mudança levou até a outra”, assegurou. A coordenadora de Comunicação Social agradeceu a todas as equipes pelo comprimetimento e salientou que os resultados só foram possíveis pelo esforço conjunto de todos. “Todos os gestores da Comunicação e suas equipes foram fundamentais para que conseguíssemos atingir nossos objetivos”, ratificou.
Números
A Alece TV colocou no ar cinco novos programas: Um Lugar de Fala, Ponto Cego, Plenário Esportivo, Na Alece Tem e Momento do Trabalhador. Em seu canal no YouTube, a emissora teve sete milhões de visualizações, com 1,2 milhão de horas de exibição e 105 milhões de impressões.
A Alece FM aprtesentou grandes coberturas multiplataforma, como as Eleições 2022, Unale 2023, Eleições 2024, Vem Pra Alece 1 e 2 e as edições da Assembleia Legislativa Itinerante, iniciativa que leva serviços e sessões plenárias do Poder Legislativo estadual aos diferentes municípios cearenses.
Encontro reuniu gestores e servidores dos veículos que compõem a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece - Foto: José Leomar
Na Agência de Notícias um dos pontos fortes foi a Criação do novo site da Alece (www.al.ce.gov.br), em parceria com a Coordenadoria da Tecnologia da Informação (Coti), com layout reformulado e interface objetiva e intuitiva,bem como informações em uma linguagem simples, clara e de forma mais rápida para a população.
O setor de Fotografia ganhou mais espaço virtual para guarda das imagens produzidas. O material é disponibilizado no Banco de Imagens do site da Alece, possibilitando o acesso e uso, com créditos, pela população e por veículos de imprensa.
O Setor de Publicidade da Alece, criado em 2021, atua em parceria com os demais setores da Casa no atendimento, planejamento, criação, produção e veiculação de materiais institucionais adequados aos diferentes canais de divulgação. Foram 38 campanhas criadas, 643 peças gráficas e digitais para eventos e 68 anúncios para revistas e jornais produzidos e mais de 2.800 peças digitais para site e redes sociais, dentre outros projetos.
Encontro foi realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Casa - Foto: José Leomar
A Assessoria de Comunicação e Marketing colabora para o zelo da imagem da Casa e visibilidade das atividades do Poder Legislativo cearense junto à sociedade, imprensa local e nacional. Por meio dela, foi criado o canal da Alece no WhatsApp, com envios diários de conteúdo sobre o Parlamento estadual e divulgação de ações, serviços e utilidade pública.
O setor Alece Mídias é responsável por manter uma conexão direta e interativa entre o Legislativo cearense e a população a partir de uma presença ativa em diversas mídias, como Facebook, Instagram, Twitter, Threads e TikTok. Em parceria com a Publicidade da Alece, o núcleo divulgou em seus canais a campanha Olhares (total de + 20 milhões de impressões Google e Facebook).
O Núcleo de Projetos Especiais Revista Plenário Alece foi criado nesta gestão como uma maneira de fortalecer e integrar a produção de conteúdos multiplataforma. Nesse período, foram produzidos projetos especiais temáticos: Hidrogênio Verde; Setembro Amarelo; Responsabilidade Social na Alece; Mulher cearense, mulher de direitos e Alece Educação. Nesta gestão, a Revista Plenário Alece avançou em sua integração com os demais veículos. Foram 15 edições da revista e 12 webdocumentários.
O Núcleo de Comunicação Interna da Alece foi criado em 2018. O setor é responsável pela produção de conteúdo diário do Portal do Servidor (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/) e administra listas de transmissão para servidores, com 517 contatos que recebem informações diariamente. Nos últimos dois anos, um canal no YouTube passou a divulgar vídeos produzidos pelo setor. Em 2024, o Núcleo iniciou o projeto Comunica Alece, que promove rodas de conversa com temas relevantes para as comunicações pública e privada, tendo realizado duas edições.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Ceasa-CE e Ascece promovem campanha Natal Solidário
O fim do ano chegou, e com ele, a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças que precisam de um motivo a mais para sorrir. Para este Natal,...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com assessoria da Ceasa-CE