Concluída primeira turma do curso de Formação em Educação Legislativa
Por Júlio Sonsol13/06/2024 14:28 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realizou, nesta quinta-feira (13/06), aula de conclusão da primeira turma do curso de "Formação em Educação Legislativa: o papel da escola do parlamento na consolidação da Democracia e Cidadania”. A solenidade de encerramento foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. A iniciativa é voltada para assessoramento do funcionamento de escolas legislativas municipais.
O objetivo do curso é contribuir para a formação das escolas legislativas cearenses, preparando-as para a oferta da educação legislativa e o fortalecimento da democracia parlamentar. O curso teve atividades na modalidade Educação a Distância (EaD), totalizando carga horária de 100 horas/aula. Os participantes receberam na solenidade de encerramento certificados emitidos pela Unipace. As aulas foram realizadas entre fevereiro e junho deste ano. A nova turma terá início em agosto.
A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), presidente da Unipace, considerou a iniciativa de suma importância. "Estamos fomentando a criação das escolas legislativas nas Câmaras Municipais. Elas precisam desse curso de formação para poder aproveitar todos os benefícios que a Unipace tem a oferecer para os municípios e também para conhecer como capacitar nossas parcerias", observou.

Atividade realizada nesta quinta-feira (13/06) - Foto: Bia Medeiros
A presidente assinalou que levar a formação para os municípios cearenses é um compromisso que fez quando assumiu a gestão da Escola Superior. "Queremos não só ajudar a criar as escolas legislativas, mas fomentar a qualificação para que essas escolas legislativas possam andar com as próprias pernas, ter regimento próprio e funcionar adequadamente", afirmou, salientando ainda que após finalizar a primeira turma, já está sendo lançado o segundo curso de formação para todos os novos grupos.
"Estamos chegando atualmente em 114 municípios e queremos que todos eles tenham a oportunidade de ter seus diretores e seus presidentes, fazendo o curso de formação para bem ministrar e cuidar das suas escolas legislativas municipais", complementou.
Cidadania
A diretoria acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, afirmou que a Escola Superior recebeu do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e de Gabriella Aguiar a missão de trabalhar para fortalecer a educação legislativa dentro da Casa, internamente, mas também levar essa educação "com essa força e potência" aos municípios cearenses.
O projeto foi pensado pra sensibilizar e conscientizar essas Câmaras Municipais dos nossos 184 municípios pra que criassem as suas escolas de educação legislativa. "A partir daí, foi definido que assinassem um acordo de cooperação técnica com a Unipace para que a gente pudesse atender a demanda de desenvolvimento profissional e pessoal desses atores públicos municipais", destacou.
.jpg)
Foto: Bia Medeiros
No entender de Lídia, é no município onde tudo acontece, e fortalecendo a educação legislativa no município, também é fortalecido o Estado, na perspectiva de um serviço público com mais qualidade e que gere um impacto na sociedade. "Hoje nós estamos com 114 dos 184 municípios cearenses com as suas escolas criadas. O que foi pensado nessa nova coordenação junto com a presidente Gabriella Aguiar e a assessora da presidência Marluce Torquato é que nós precisamos, além de assinar o acordo de cooperação técnica e levar esses cursos de qualificação de formação profissional pra eles, também ajudá-los a entender o que é que é uma escola do legislativo", salientou a diretora acadêmica.
Saiba mais
O curso é ministrado por três professoras: Lídia Lourinho (ministra aulas sobre regimento interno de uma escola legislativa, e a parte I do Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI da Escola Legislativa), Marluce Torquato (Projeto Pedagógico da Escola Legislativa, Projeto de Formação continuada da Escola Legislativa e a Parte II da Análise do PDI da Escola Legislativa) e Norma David, coordenadora da qualificação do servidor (facilita as disciplinas de Introdução à Educação Legislativa, e a Parte III da Análise do PDI da Escola Legislativa).
Ao todo, participaram da primeira turma 106 inscritos com aulas on-line. Houve um primeiro encontro presencial em aula inaugural, quando os alunos puderam conhecer a sede da Unipace. Na aula de conclusão, a Unipace entregou os certificados aos concludentes do curso.
Lídia Lourinho considerou que o papel da Escola Superior está voltado para a democracia e cidadania. "Este curso é uma continuação de um programa que foi lançado em maio do ano passado, na atual gestão da Unipace. Pensamos em um projeto de informação, formação de escolas de gestão e produção legislativa municipal. É um projeto que tem eixos pra levar formação legislativa para os municípios", afirmou.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Unipace tem nova diretora acadêmica
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) conta com uma nova diretora acadêmica. A professora Sarah Pinto de Holanda foi nomeada na quinta-fe...
Autor: Julyana Brasileiro com comunicação da Unipace
Unipace recebe inscrições para curso de produtividade colaborativa digital
Os servidores da Alece interessados em dominar as ferramentas do Microsoft Office 365 podem se inscrever no curso "Produtividade Colaborativa Digital...
Autor: Julyana Brasileiro