Comunica Alece debate cenário político das eleições 2024
Por Paulo Veras11/12/2024 14:26 | Atualizado há 5 dias
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O Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, nesta quarta-feira (11/12), no Complexo de Comissões Técnicas, a terceira edição do Comunica Alece, projeto de rodas de conversa que convida especialistas para debater temas relevantes para a sociedade sob o viés da comunicação. A atividade foi conduzida pelo orientador do Núcleo de Comunicação Interna, jornalista Salomão de Castro, tratando do cenário político do Ceará após as eleições municipais deste ano.
Participaram desta edição, como debatedores, a jornalista Adriana Saboya, atuante em campanhas eleitorais há mais de 20 anos, o publicitário Thiago Façanha, CEO e fundador da agência Mulato Comunicação, e a publicitária Simone Pessoa, também da agência Mulato. Além deles, compuseram a roda Salomão de Castro e Virgínia Bastos, estrategista em marketing do Núcleo de Comunicação Interna.
A conversa girou em torno da realidade atual das campanhas políticas no interior do Ceará, as características, desafios e perspectivas. Um dos pontos relevantes foi identificar como o mundo online, por meio das redes sociais, impacta nos pleitos. Os convidados fizeram uma exposição e responderam questões do público presente.
Para o publicitário Thiago Façanha, as campanhas no interior do Estado mudaram totalmente de patamar no que diz respeito à tecnologia. “Hoje as redes sociais são a principal base das campanhas eleitorais em qualquer lugar do mundo e isso é muito desafiador”, pontuou. Para Thiago existe uma falsa noção de que este trabalho é fácil de ser executado.
Thiago Façanha apontou mudanças recentes nas estratégias de comunicação durante as eleições municipais - Foto: Pedro Albuquerque
“No digital, existe muito o vídeo que é muito mais complexo de ser feito e é descartável, pois você publica hoje pela manhã, já tem que ter outro à tarde e outro à noite”, apontou. No entanto o publicitário alertou que a campanha não é feita apenas de redes sociais e vários fatores contribuem para o sucesso ou não do candidato.
Interação pessoal permanece importante
Adriana Saboya concordou com a importância e protagonismo do digital nas campanhas eleitorais, mas apontou que práticas tradicionais ainda são essenciais para o resultado final. “Nada consegue substituir a interação pessoal, o aperto de mão, a caminhada pelas ruas. O eleitor do interior gosta que seu candidato venha até ele para pedir o voto”, explicou. Para Adriana, um fator de dificuldade é o tempo hoje dado pela lei para as campanhas, que é de 45 dias - muito curto, na sua opinião.
A publicitária Simone Pessoa acrescentou que, além do pequeno espaço de tempo, existe também a dificuldade imposta pela falta de planejamento e estratégia de comunicação dos candidatos. “A maioria deixa tudo para as vésperas da eleição, tornando nosso trabalho muito mais difícil. Não existe uma prioridade para a comunicação durante as gestões, o que chega a causar a falta do básico de informações e material para a campanha ser desenvolvida”, apontou.
Outro ponto muito importante debatido pelos profissionais foi a atuação das mulheres no âmbito da política, em especial no que se refere às candidaturas femininas. Adriana Saboya destacou o crescimento destas candidaturas e afirmou ser importante este envolvimento. “Tivemos muitos avanços, mas é ainda existe um longo caminho a ser percorrido para consolidar uma realidade paritária. O positivo é que as mulheres candidatas não estão ligadas somente às mulheres, mas também com as pautas de cidadania e causas sociais”, asseverou.
Avaliação
O orientador do Núcleo de Comunicação Interna, Salomão de Castro, afirmou que o evento foi marcado por troca de ideias sobre as estratégias de comunicação usadas nos pleitos de 2024, principalmente no interior do Estado. “Trouxemos grandes e experientes profissionais que trabalham nesta campanha. Eles falaram sobre os elementos que mais impactaram essas eleições, o que mudou e o que poderá ser tendência nas próximas disputas”, detalhou. Segundo Salomão, o Comunica Alece vem se estabelecendo como um evento que discute temas de comunicação relevantes para o Parlamento e para a sociedade.
Projeto é conduzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Alece - Foto: Pedro Albuquerque
Virgínia Bastos, idealizadora do projeto, ratificou o pensamento. “Há uma riqueza enorme de conhecimento que possibilita uma grande troca de informações para construção de futuras estratégias de comunicação”, apontou. Virgínia faz questão de frisar que o Comunica Alece está aberto para sugestões. “Queremos que os profissionais de Comunicação da Casa participem sugerindo temas. Essas rodas de conversa nos possibilitam beber das vivências de profissionais das mais diversas áreas", afirmou.
Saiba mais
Thiago Façanha e Simone Pessoa foram reconhecidos na recente edição do Prêmio Melhores do Nosso Meio (PMNM), realizado no dia 5 de dezembro. A partir de votação realizada pela Internet, Thiago Façanha foi o primeiro colocado na categoria Diretor(a) de Agência de Publicidade, enquanto Simone Pessoa ficou no segundo lugar na categoria Profissional de Publicidade.
Servidores de setores variados da Alece participaram da atividade - Foto: Lucas Caminha
Nas edições anteriores, o Comunica Alece pautou temas como os impactos da Inteligência Artificial na Comunicação e o conceito de Branding como marca de valor. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação Interna, que integra a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
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