Companhia de Policiamento de Guarda de Alece traz dicas para um Carnaval seguro
Por Julyana Brasileiro28/02/2025 15:47 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

Com o período de Carnaval, os cuidados com a saúde e a segurança no trânsito, bem-estar das crianças e prevenção com o ambiente doméstico devem ser redobrados para garantir a tranquilidade.
A Companhia de Policiamento de Guarda da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (2ª CPG) distribuiu nas dependências da Casa panfletos com orientações para a população aproveitar o momento com segurança.
No trânsito, por exemplo, policiais rodoviários federais de todo o país vão intensificar a fiscalização ao longo das vias federais com o objetivo de diminuir o número de acidentes, uma vez que o fluxo de veículos e passageiros aumenta no período.
Para os que vão viajar, a 2ª CPG da Alece orienta sobre alguns cuidados com a direção e o veículo. Antes de sua viagem, verifique as condições de segurança de seu veículo incluindo o estado dos pneus, cinto de segurança, capacete, extintor de incêndio. Se for dirigir, não faça ingestão de bebida alcoólica e dirija com maior atenção.
Segurança doméstica
Se for ficar alguns dias fora de casa, checar a segurança do ambiente antes de viajar pode evitar transtornos. Verificar portas, janelas, acionar dispositivos de segurança, caso estejam disponíveis, evitar deixar objetos na área externa e, se possível, pedir que familiares ou amigos passem no local são alguns dos caminhos.
Atenção com as crianças
Para as famílias que vão aproveitar o Carnaval com as crianças, a Companhia de Policiamento de Guarda da Alece dá dicas para garantir a segurança dos pequenos foliões.
Durante os festejos, a orientação é identificar as crianças com crachá com informações como endereço e telefone dos pais para facilitar a identificação em caso de separação. Antes de sair para brincar o Carnaval, orientar as crianças a não aceitar presentes, alimentos ou convites de estranhos também é muito importante.
Saúde
Quem gosta de aproveitar o Carnaval, não pode esquecer dos cuidados básicos com a saúde que incluem a ingestão de bastante água para evitar desidratação, consumo de alimentos leves, descanso e o uso frequente do filtro solar para evitar queimaduras, insolação e câncer de pele.
O comandante da 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª Cia/CBC), coronel Leandro Nogueira, reforça outros cuidados para que a população possa curtir o Carnaval em segurança.
Conforme aponta, com a alta probabilidade de chuvas a orientação é abriga-se em um local seguro. "Nos dias de chuva a orientação é se abrigar por conta da ocorrências de raios e não se divertir no horário de tempestades em locais abertos como praias e praças, campo de futebol e, caso esteja na estrada durante uma chuva intensa, reduza a velocidade, mantenha a distância e tenha atenção redobrada'', elenca.
Segurança com os pertences
Para o folião que vai brincar o Carnaval, a orientação é ter cuidado redobrado com pertences pessoais para evitar furtos e roubos de objetos de valor como celulares, relógios, jóias e eletrônicos. Outra dica de segurança no meio da folia é evitar abrir bolsa ou carteira na frente de pessoas estranhas e evitar o manuseio de dinheiro ostensivamente.
A Companhia de Policiamento de Guarda da Alece orienta que, sempre que possível, as pessoas devem optar pelo uso de cartões, observar durante o pagamento o valor na tela da máquina e em pagamento via Pix ter atenção aos valores digitados.
Para aqueles que preferem utilizar o dinheiro em espécie, a orientação é ficar atento ao realizar saque em caixa eletrônico, preferindo fazê-lo em pequenas quantidades no período diurno e em locais de maior movimento.
Procon Alece
A chefe do Procon Alece, a advogada Valéria Cavalcante, também traz orientações para evitar problemas durante o Carnaval. Ela indica que o folião que optar frequentar festas fechadas que exigem o ingresso neste período devem evitar realizar a compra de terceiros para não cair em golpes.
“Não compre de terceiros, compre do site oficial e lembre-se que o pagamento dos 10% de serviço em bares e restaurantes não é obrigatório e o couvert artístico deve ser informado ao cliente antes da cobrança”, complementa.
Edição Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Alece realiza Corrida da Inclusão com crianças e adolescentes do Ciadi
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, neste domingo (06/04), a Corrida Alece 190 Anos que tem como público-alvo os servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Agência de Notícias da Alece