Companhia de Bombeiros alerta para acidentes de trânsito envolvendo fiação elétrica
Por ALECE30/06/2021 14:07 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
As redes de distribuição de energia no Brasil são em sua maioria expostas com postes e cabos fixados ao longo de ruas, avenidas e grandes estradas. Devido à proximidade com as pistas por onde andam os veículos, é possível o registro de acidentes de trânsito que atinjam componentes da rede elétrica causando, a queda de postes e cabos.
A 7ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediada na Assembleia Legislativa do Ceará, dá orientações sobre como proceder em caso de acidentes automobilísticos que envolvam fiação elétrica.
O tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da Companhia, alerta que quase toda a nossa rede de distribuição elétrica é aérea - ou seja, utiliza fios e postes. Conforme aponta, acidentes podem acontecer, como quedas de galhos de árvores em cima da fiação elétrica e acidentes automobilísticos com postes, que podem ocasionar a queda de fios, representando ameaça às vidas das pessoas envolvidas e aos transeuntes.
Como agir
Diante disso, surge a questão: o que fazer quando você está dirigindo e, devido a um acidente, cabos de alta tensão se rompem e acertam o seu carro? O tenente coronel Emerson Bastos, subcomandante da Companhia, orienta a vítima a permanecer dentro do veículo porque a estrutura do carro funciona como uma "gaiola de faraday" (nome que se dá aos dispositivos que são usados para blindar componentes eletrônicos dos efeitos nocivos da corrente elétrica), sendo recomendado não tocar em nenhuma parte metálica do carro que pode estar energizado.
Em caso de extrema necessidade, como, por exemplo um princípio de incêndio, que impedirá a condição de aguardar a chegada do socorro especializado, o subcomandante da Companhia orienta que é necessário pular do veículo e cair com os dois pés juntos. "Quanto mais afastados os pés, maiores as chances de choque. Por isso, se afaste do carro caminhando com passos curtos e bem devagar, por pelo menos 25 metros de distância'', orienta.
Caso não seja possível andar com os dois pés juntos, os passageiros devem descer do veículo e andar pulando em um pé só, sem jamais trocar um pé pelo outro e sem encostar os dois pés no chão. "Isso evita que o circuito seja fechado e, com isso, haja uma descarga elétrica", pontua.
O tenente coronel Emerson Bastos acrescenta que em dias chuvosos, independente de você não ter sido atingido pelo fio, a orientação é não descer do carro ou andar próximo ao acidente, "pois o fio energizado em contato com á água no asfalto conduz eletricidade e isso poderá ocasionar um choque elétrico'', alerta.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Alece comemora 21 anos da 2ª Companhia de Policiamento e Guarda
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, nesta quarta-feira (15/05), no Complexo das Comissões Técnicas, o 21° aniversário da 2ª...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece2ª CPG promove quinta campanha de arrecadação de alimentos
Como parte das comemorações dos 20 anos de atuação, a 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará realiza campa...
Autor: Paulo Veras, com Assessoria da 2ª CPG