Comitê Gestor do DSAS define novas atividades
Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS28/02/2023 17:20
Compartilhe esta notícia:
O Comitê Gestor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), realizou sua reunião quinzenal na manhã desta terça-feira (28/02). Dentre as pautas previstas para a ocasião, foi abordado o processo de normatização do Departamento, ação de saúde mental e integração de equipes, bem como o gerenciamento de informações do quadro de pessoal.
A primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, agradeceu a presença e atuação de todos os gestores e destacou um projeto da psicóloga Rejane Sales, Coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Alece. "O projeto, sugerido por Rejane Sales, conta com a presença de uma equipe multiprofissional capacitada e encarregada de realizar visitas nas casas dos servidores, aos moldes do que já vem sendo feito há muito, com sucesso pela Assalce, por meio do Projeto Casulo, voltado para a qualidade de vida dos servidores. Essas atividades são indispensáveis, por exemplo, para os pacientes acamados", explicou.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, assinalou o progresso do Departamento e a importância de cultivar um olhar acolhedor. “O DSAS tem ampliado suas atividades quantitativamente, seja na criação de novos serviços, como também no aumento da credibilidade, fruto de um trabalho de qualidade à disposição de todos os servidores . Temos cada vez mais profissionais comprometidos com a excelência de suas atividades. Todas as pessoas que buscam a nossa ajuda merecem um grau de profissionalismo que se revele por meio também da empatia”, asseverou.
Conceição Guerra, orientadora da Célula de Psicologia, ressaltou o trabalho do Plantão Psicológico. “Para ser atendido no Plantão Psicológico, o servidor não precisa marcar consulta ou realizar cadastro. Trata-se de uma ação emergencial e não de um procedimento terapêutico de longa duração. O plantão é uma parceria do Núcleo de Saúde Mental com a Célula de Psicologia do DSAS”, pontuou.
Socorro Timbó, orientadora da Célula de Fonoaudiologia, comentou a importância de saber ouvir um ao outro. “Estamos em uma gestão sistêmica e, portanto, precisamos saber ouvir e entender a necessidade do semelhante. Isso deve se refletir nas atividades que gestores e colaboradores desempenham. Cada um precisa entender e cumprir o seu papel”, defendeu.
Normatização
Hermaria de Mendonça Câmara, técnica legislativa atuante no suporte de gestão da diretoria do DSAS, afirmou que o processo de normatização do Departamento iniciará, em março, a fase de monitoramento. "Em 2022 concluímos a etapa de implantação. Em março deste ano começaremos o monitoramento de atividades nas 12 Células (Acupuntura, Análises Clínicas, Assistência Social, Clínica Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional). Será enviado à gestão, de forma periódica, um relatório contendo os eventos e não-conformidades em cada área", pontuou.
Hermaria informou ainda que antes dessa nova fase será feito um agendamento com cada Célula no intuito de esclarecer dúvidas. "O agendamento servirá de preparo para que todos os profissionais fiquem cientes da nova forma dos procedimentos", frisou.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS