Comitê de Responsabilidade Social e DSAS orientam sobre medidas de contenção da Covid-19
Por ALECE30/11/2022 14:01
Compartilhe esta notícia:
Fortaleza volta a enfrentar uma nova onda da Covid-19. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos identificados teve um crescimento de 773% na última semana, registrando 1.004 resultados de testes positivos contra 115 da semana anterior, segundo os dados oficiais. Para enfrentar a expansão da doença, o Governo do Estado publicou o decreto nº 35.019, recomendando a adoção de medidas preventivas. Diante do novo cenário, membros do Comitê de Responsabilidade Social e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará trazem orientações de combate ao Coronavírus.
Conforme a medida oficial, assinada pela governadora Izolda Cela, é recomendado a todos o uso de máscara de proteção no transporte público e seus locais de acesso, em espaços fechados ou com aglomeração. Também permanece recomendado o uso de máscaras, em qualquer ambiente, por idosos, gestantes, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais, sendo obrigatório o uso da máscara em equipamentos de saúde, como hospitais e postos de saúde. O decreto recomenda a todos o uso de máscara de proteção no transporte público e seus locais de acesso, em espaços fechados ou com aglomeração.
Em face do aumento de casos de Coronavírus, o orientador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social, da Assembleia Legislativa do Ceará, médico Joaquim Garcia, traz um alerta. “Percebemos uma progressão dos resultados positivos nos testes de laboratório e, por isso, enfatizamos o uso da máscara, do álcool em gel e a importância de estar com o ciclo vacinal atualizado. Se uma pessoa apresentar sintomas gripais, que procure realizar um teste e, caso o resultado seja positivo, que procure atendimento médico para obter os cuidados necessários, e inicie o isolamento”, explica.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, avalia a situação e reforça a observância dos hábitos preventivos. “Percebe-se nesses casos a presença de uma nova variante da Ômicron, a BQ.1. É fundamental que as pessoas usem máscara, pratiquem a higienização das mãos e evitem aglomerações caso apresentem sintomas, conforme as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como que estejam com as doses vacinais em dia”, assevera.
Vacinação das crianças requer atenção
O atendimento de crianças, adolescentes e adultos que ainda não tomaram nenhuma dose, e são residentes em Fortaleza, pode ser feito nos shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e em postos de saúde.
De acordo com especialistas, o cenário epidemiológico é ainda mais arriscado para o público infantil, que apresenta a menor procura pelas doses de vacina contra a Covid. A população de Fortaleza é de 74 mil crianças e os números mostram que apenas 11 mil estão vacinadas com a primeira dose. Com isso, em torno de 5% tomaram o esquema primário. A segunda dose alcançou abaixo de 4 mil crianças, quando o ideal seria a vacinação de todas, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.
Documentos necessários
Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, deve-se levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.
Pessoas com Covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o Coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.
JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS