Comitê de Governança de Tecnologia da Informação promove última reunião de 2024
Por Júlio Sonsol12/12/2024 11:13 | Atualizado há 1 semana
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A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), realizou, no dia 10 de dezembro, a 8ª reunião do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGTI), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. O colegiado faz parte do Modelo de Governança de TI da Alece. Cabe ao CGTI propor ao Comitê de Gestão Estratégica (Coge) o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Casa e acompanhar a sua execução, bem como coordenar a formulação das propostas de políticas, diretrizes, objetivos e estratégias de TI.
O coordenador da Coti, Vicente Soares, informa que esta foi a última reunião do Comitê de Governança de TI em 2024. "Apresentamos as realizações do ano e também foi apresentado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que já foi aprovado pelo Comitê”, apontou.
Segundo afirmou Vicente, foram apresentadas as políticas de Privacidade e Proteção de Dados, já disponíveis no Portal da Transparência da Alece; e de segurança da informação, elaboradas com a colaboração da Célula de Apoio a Governança. Integram a célula os servidores Matheus Gradvohl, Flávio Souza e Fátima de Jesus. "Da mesma forma, foram apresentadas as normas de controle de backup e restauração, de uso da rede Wi-Fi da Assembleia Legislativa, de instalação de softwares, de proteção contra malwares, de controle de backup e restauração, a de uso da rede Wi-Fi e de controle de acesso aos ativos de Tecnologia da Informação", disse o coordenador.
Matheus Gradvohl, Fátima de Jesus e Vicente Soares - Foto: Júlio Sonsol/Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Conforme avaliou Vicente Soares, essas realizações terão prosseguimento e outras atividades serão concluídas pelo Comitê e pela Célula de Apoio à Gestão. As normas são serão agora analisadas pelo Comitê de Gestão Estratégica (Coge) e, em seguida, apresentadas em reunião do Coge. Após a tramitação do processo, as novas normas serão publicadas no Diário Oficial da Alece.
Campanha de divulgação
Fátima de Jesus acentuou que depois da publicação das normas e políticas, com o aval Coge, haverá uma campanha de divulgação pra que a Casa tenha conhecimento. "Isso é uma ação maior relacionada à segurança da informação. Uma área que, dentro da Alece, precisa melhor ser explorada para que os usuários possam aprender a como lidar com todas as situações”, destacou.
Ainda segundo afirmou Fátima, com a instalação do CGTI, que realizou a primeira reunião em fevereiro deste ano, aconteceram muitos alguns avanços. "A gente fez uma autoavaliação, levando como base o Índice de Governança de Tecnologia da Informação (IGovTI) do Tribunal de Contas da União (TCU). O nosso índice de maturidade de governança de TI chegou a 45%, enquanto no ano passado foi apresentado o índice de 39%, graças a algumas ações desenvolvidas", pontuou.
Composição do CGTI
No Comitê, têm assento representantes da Coti, Gabinete da Presidência, Diretoria Geral (DG), Diretoria Administrativo e Financeira (DAF) e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins). Cada órgão indicou dois membros para o Comitê.
Na primeira reunião, acontecida em 26 de fevereiro, estiveram presentes Vicente Soares e Fátima de Jesus (Coti), Laila Freitas (Gabinete da Presidência), Lindolfo Cordeiro (DG), Anselmo Braga e Gabriela Moriconi (DAF), Heline Joyce e Afonso Neto (Codins).
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
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Autor: Julyana Brasileiro