UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Com mais de 1.100 inscritos, seminário "100 anos de Celso Furtado" começa nesta quarta-feira (12/08)

Por ALECE
12/08/2020 14:04

Compartilhe esta notícia:

Inscrições podem ser feitas até as 15 horas desta quarta-feira (12/08) Inscrições podem ser feitas até as 15 horas desta quarta-feira (12/08) - Divulgação/ Unipace

Mais de 1.100 pessoas de vários estados do país e até mesmo do exterior estão inscritas no seminário "100 anos de Celso Furtado: que desenvolvimento queremos para o Brasil?", promovido pela Escola Superior do Parlamento, da Assembleia Legislativa (Unipace), em conjunto com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). As inscrições seguem abertas até as 15 horas desta quarta-feira (12/08), quando o evento, que marca o centenário de nascimento do economista, terá início. Todos os participantes receberão certificados.

O presidente da Unipace, deputado Salmito (PDT), destaca que Celso Furtado foi o maior teórico que estudou o desenvolvimento e o subdesenvolvimento como aspectos estruturais nas sociedades modernas, especialmente como um fenômeno social, econômico, político e cultural na periferia do mundo. "Autor de trinta livros, lecionou nas mais renomadas universidades do mundo, autor do livro clássico Formação Econômica do Brasil, único brasileiro a ser indicado ao prêmio Nobel de Economia, membro da CEPAL/ONU e professor titular da Sorbonne, Paris", aponta o deputado.

De acordo com o parlamentar, além de teórico e pesquisador reconhecido internacionalmente, Celso Furtado foi um "executivo político" que reunia consistência acadêmica e espírito público, "quando elaborou uma proposta de política de desenvolvimento para a região Nordeste, de forma inovadora e avançada, sob a demanda do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), criando a Sudene, foi o primeiro ministro de Planejamento do Brasil e ministro da Cultura", acentua.

Evento reúne grande público

O diretor acadêmico da Unipace, Robson Loureiro, acentua que todo o corpo de servidores da instituição está envolvido na realização do seminário. Segundo ele, graças ao esforço da equipe, foi possível reunir nomes como Jair do Amaral, professor de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC); César Bolaño, jornalista e doutor em Economia pela Universidade de Campinas (Unicamp), e Adson Pinheiro, doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), dentre outros nomes.

Robson Loureiro revela ainda que foram recebidas inscrições de várias cidades do Ceará e também do Brasil como Fortaleza, São Paulo (SP), Curitiba (PR), Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), João Pessoa (PB), Sobral (CE), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Mossoró (RN), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Quixadá (CE), Pau dos Ferros (RN), Quixeramobim (CE), Canindé (CE), Iguatu (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Mogi das Cruzes (SP) e Penaforte (CE), além da capital portuguesa, Lisboa, e Londres, no Reino Unido. Em termos quantitativos, até as 10 horas desta quarta-feira, 58,6% dos inscritos são mulheres e 41,4% homens, totalizando 650 e 460 inscrições, respectivamente.

A abertura será às 15 horas e contará com as participações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT); do superintendente do Iplanfor,  Eudoro Santana; do escritor e presidente do Centro Celso Furtado, Saturnino Braga;  da jornalista, escritora e tradutora, Rosa Freire D'Aguiar; do presidente da Adece, Eduardo Neves, e do presidente da  Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), deputado Salmito (PDT), que atuará com mediador.

Ainda é possível se inscrever através do: https://bit.ly/30soVCP.

Mesmo sem inscrição, é possível acompanhar o evento por meio do canal da Unipace e do Observatório de Fortaleza no Youtube.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Fone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também