Departamento de Saúde e Assistencia Social

Colaboradores da Alece recebem orientações sobre saúde preventiva

Por ALECE
13/05/2022 19:52 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Palestra reuniu colaboradores nesta sexta-feira (13/05) Palestra reuniu colaboradores nesta sexta-feira (13/05) - Foto: Máximo Moura

A Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, em parceria com a Célula de Nutrição do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Ceará, realizou, nesta sexta-feira (13/05), no auditório do DSAS, localizado no Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), ação de saúde preventiva para os colaboradores terceirizados da empresa Certa que atuam nos Serviços Gerais da Casa. Na ocasião, as nutricionistas Bruna Campos e Marília Pessoa trouxerem orientações sobre boas práticas e controle, fundamentais com o ambiente.

Na abertura da atividade, o orientador da célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Joaquim Garcia ressaltou que a ação resultou de mais um módulo do programa continuado em parceria com a Célula de Nutrição, com o intuito de levar conhecimento aos colaboradores da Alece. ''A cada dois meses, reunimos todos os trabalhadores da Certa que prestam serviço nos anexos, trazendo orientações, medidas de promoção de saúde, prevenção de doenças e também recomendações referentes à alimentação saudável, que tem um papel fundamental na questão da prevenção de doenças. Estamos fazendo essa atividade e todos passarão por essa capacitação e esse momento de conhecimento, buscando sempre um hábito de vida saudável'', afirma.

A nutricionista Bruna Campos apresentou orientações adequadas para a higienização de copas e refeitórios, locais para alimentação no modo coletivo, a fim de garantir uma higiene correta e evitar a criação de microorganismos. ''É importante deixar o local harmonioso e limpo desde o piso, mesas, cadeiras e todo o ambiente. As geladeiras devem ser utilizadas para armazenar os alimentos, devendo ser evitadas para sacos plásticos e utensílios. Talhares devem ser guardados nos armários ou lancheira térmica para evitar contaminação dos alimentos.  Em caso de alimento que esteja embalado em sacola plástica, deve-se retirá-lo antes de aguardar a alimentação. O refeitório é um local coletivo. Por isso, todos devem zelar pelo espaço e adotar hábitos de  higiene'', recomenda.

Como fazer a higiene

 A nutricionista Marília Pessoa ressaltou que além de cuidar da prevenção, promoção e na recuperação da saúde humana por meio da alimentação, o nutricionista tem outras funções, dentre elas a de atuar nas unidades de alimentação, os refeitórios, aplicando o manual de boas práticas para garantir a higiene sanitária do ambiente. Conforme observou, bancadas, mesa de apoio e pias devem ser higienizadas sempre após o uso, enquanto fogão, chapa, grelha e microondas devem passar pelo procedimento diariamente ou de acordo com a necessidade.

Em relação ao refrigerador e freezer, a limpeza deverá ser semanal. Quanto aos eletrodomésticos como liquidificador e multiprocessador, a recomendação é a higienização após o uso. ''Utensílios de mesa como copos, pratos e talheres, caixas e depósitos plásticos e utensílios em geral devem ser higienizados sempre após o uso'', recomendou.

Após as orientações das nutricionistas do DSAS, os colaboradores da Empresa Certa puderam conhecer informações sobre o projeto de compostagem realizado pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social da Casa. O assessor técnico da Célula, Yuri Passos, ressaltou que a Célula, cuja missão é promover a sustentabilidade na Gestão Pública, prezando o desenvolvimento sustentável e o comprometimento com qualidade de vida, desenvolve um trabalho voltado a sustentabilidade no Poder Legislativo.

''Um dos nossos serviços é a gestão dos resíduos sólidos que está envolvido com a questão da reciclagem do orgânico e o rejeito. Temos uma sala onde é feita a coleta, triagem e destinação adequada dos resíduos recicláveis gerados na Alece e esse anexo está em processo de renovação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde, documento de caráter técnico que tem como objetivo orientar qual o gerenciamento e destinação correta dos resíduos resultados dos serviços em saúde'', afirmou.

Acerca da compostagem, técnica que dá novo destino aos resíduos sólidos, como cascas e restos de legumes e frutas, e os transforma em adubo, adotada no anexo I, os servidores da Célula, João Pedro Freire e Antônio Gabriel Farias, informaram que a ação iniciada em 2017, com produção de adubo a partir da borra de café, teve o intuito de reduzir o descarte de resíduos pela Assembleia, sendo o material produzido utilizado nos jardins do Poder Legislativo.

''Quando as obras desse anexo forem encerradas, vamos fazer um serviço de compostagem que utiliza os resíduos sólidos orgânicos e vamos precisar da ajuda de todos na separação do material, para destinarmos de forma mais fácil. Temos o trabalho de coleta solidária e os resíduos reciclados são destinados a uma associação de catadores. É mportante que tenhamos esse cuidado com o material reciclável para  fazermos a nossa parte também do social”, afirmou Yuri Passos.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também